Mulheres puderam aprender mais sobre cuidados de direitos delas e de seus bebês para o desenvolvimento saudável da gestação e da criança
A Semana do Bebê 2022 é uma ação da Prefeitura de Gravatá que acontece nos CRAS do município, por meio das Secretarias de Assistência Social e Juventude, de Saúde e de Educação, com o objetivo de levar às gestantes e puérperas o conhecimento sobre os direitos de que dispõem enquanto gestantes, como direito à saúde e à gravidez, direitos trabalhistas e sociais, bem como os direitos do bebê relativos à saúde e ao bem-estar.
Na quarta-feira (07) o CRAS II, localizado no bairro Área Verde, e o CRAS IV, no bairro Maria Auxiliadora, levou as palestras às gestantes e puérperas desses bairros e entornos com as equipes multiprofissionais formadas por enfermeiro, nutricionista, psicólogo, educador físico e também os profissionais de assistência social e visitadores do Programa Criança Feliz.
Além da palestra sobre direitos, foi realizada uma dinâmica de exercícios para gestantes e bebês, orientações nutricionais, psicológicas e relativas à assistência social.
A usuária do CRAS IV, Maria José, que estava presente com seu bebê, relata sua satisfação em ser contemplada por essa ação. “Eu quero agradecer a todos. A gente faz parte aqui da comunidade da Área Verde e é muito importante toda essa palestra, toda essa informação que é passada pra nós, tanto para as gestantes, quanto pra mim que já tive meu bebê. São muito importantes esses meios que a Prefeitura traz pra gente e o CRAS também que nos ajuda, tanto nas informações, como toda a assistência necessária para que a gente possa cuidar bem dos nossos filhos. A gente só tem a agradecer a todos que fazem parte da Prefeitura que traz tantos benefícios para nós.”
“A gente tem esse cuidado com as gestantes, desde o início da gestação até o pós-parto, que é o puerpério. São sete consultas obrigatórias e depois as visitas às puérperas. Muito importante essa Semana do Bebê, que era algo que aqui no município não tínhamos, e é algo muito bom para a gestante e para o bebê”, ressaltou a enfermeira Claudione Ferreira, enfermeira da USF Ana Caminha I.
“Enquanto CRAS, temos o objetivo de trazer esses movimentos sociais através de mobilizações, de programas, garantindo os direitos às gestantes e aos bebês”, explicou a coordenadora do CRAS II, Patrícia Santos.
Reportagem: Filipe Vasconcelos
Fotos: Anderson Souza e Ednaldo Lourenço (SECOM)