Gravatá celebra 145 anos de devoção a São Sebastião em festa especial

Tags: ,
Publicado em 16 de janeiro de 2026, por Filipe Vasconcelos | Categoria: Cultura

Com o tema “145 anos de História”, a festividade conta com nove dias de programação e o apoio estratégico da Prefeitura Municipal

A comunidade católica de Gravatá, da capela de São Sebastião, na Rua Dr. Amaury de Medeiros, celebra em janeiro uma de suas tradições mais longevas e simbólicas: a Festa de São Sebastião. Em 2026, o evento atinge a marca histórica de 145 anos de existência. A programação, que ocorre entre 17 e 25 de janeiro na Área Pastoral de Nossa Senhora de Lourdes, conta com uma estrutura reforçada pelo apoio da Prefeitura de Gravatá, por meio das Secretarias de Comunicação Social e Imprensa, de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, e de Segurança e Defesa Civil, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM).

A abertura oficial ocorre neste sábado (17), com a tradicional Procissão da Bandeira, que sai da residência da família do Sr. Bio Beleu, seguida de missa presidida pelo Padre Rafael Vitto. Durante a semana, as celebrações contam com a presença de autoridades eclesiásticas de destaque, como Dom Josivaldo José Bezerra, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, na segunda-feira (19), e clérigos de outras dioceses, como São Paulo e Caruaru.

Cada noite é dedicada a diferentes “noiteiros” e envolvem pastorais, movimentos sociais e comunidades rurais, o que fortalece a integração entre os moradores e as raízes religiosas da cidade. Além das missas, a festa oferece uma programação cultural diversificada todas as noites, com apresentações de artistas como Taciana Lima e o Ministério Fogo no Espírito.

O ponto alto das festividades ocorre no domingo, 25 de janeiro. O “Dia do Encerramento” começa com a Solene Celebração Eucarística às 10h. No final da tarde, a partir das 16h30, a imagem de São Sebastião percorrerá as principais ruas do bairro Boa Vista em uma grande procissão campal, que culminará com a bênção final e a Missa de Encerramento na capela de São Sebastião, conhecida como capela de Belinha, presidida pelo Padre Wandson Kleyton.

Reportagem: Filipe Vasconcelos (SECOM)


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS