Encontro marcou um dos momentos mais relevantes da campanha pelo fim da violência contra a mulher no município, reunindo gestores, especialistas e servidores para a apresentação de ações estratégicas e da adesão a um novo convênio de formação
Dentro dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, Gravatá realizou, nesta quinta-feira (04), no auditório do IPSEG um encontro que reforçou seu compromisso com o enfrentamento à violência de gênero e com a ampliação das políticas públicas de proteção às mulheres.






Estiveram presentes nesse momento importante o prefeito Joselito Gomes, a secretária da Mulher, Ester Gomes e da executiva Gleyzi Gueiros, a representante da Secretaria de Educação, professora Iris Barbosa, a secretária de Administração, Teresa Magaly, e o secretário de Tecnologia e Inovação, Eduardo Andrade.




O momento contou com contribuições da promotora do Ministério Público, Bianca Barroso, da procuradora da Fazenda Nacional, Beatriz Pereira e da professora e enfermeira Zenaide Medeiros, que abordaram caminhos para fortalecer a rede de proteção, ampliar o acesso à justiça e promover ações preventivas e humanizadas.
A programação marcou a apresentação da adesão ao convênio COP/FACOP, destinado a uma pós-graduação em Políticas Públicas de Gênero. A iniciativa reforça a educação e a formação continuada como ferramentas essenciais para romper ciclos de violência e aprimorar o atendimento às mulheres no município.
Daniela Melo, advogada e ativista dos direitos humanos, explicou que: “Muito feliz de estar aqui em Gravatá, um momento de combate à violência de gênero numa época tão emblemática e tão importante no ativismo pelo fim da violência. Todos unidos, a Secretária da Mulher do município, o prefeito, outras secretarias, servidores públicos, todos congregados num único propósito de construir pontes de libertação da população como um todo, pontes que possam alavancar a transformação da humanidade para que ela possa ser mais justa e digna para todas”.
Ester Gomes, secretária da Mulher, comentou que: “Para nós, foi uma satisfação poder desenvolver mais uma atividade com a importância que ela tem dentro dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra Mulheres. A Prefeitura Municipal de Gravatá, por meio da Secretaria da Mulher e a partir do convênio firmado, traz para o município a possibilidade de oferta de uma pós-graduação na área de Políticas Públicas e Gênero. Este é um momento que nos convoca, envolvendo os servidores e servidoras públicas municipais na perspectiva de compreender que a violência contra a mulher é algo lamentável, porém real. Trata-se de uma política transversal, interseccional e presente em todos os setores, e que, por isso, precisa ser discutida de forma efetiva. Foi uma tarde muito produtiva e significativa, na qual a Prefeitura Municipal deu mais um passo importante no contexto do enfrentamento à violência contra a mulher. Esse convênio é extremamente necessário para que possamos ampliar essa possibilidade e, por meio da educação, reduzir cada vez mais a violência que insiste em imperar na nossa sociedade contra as mulheres”.
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)