Evento reuniu cultura, orgulho e resistência no Mercado Cultural, com apresentações culturais que animaram e emocionaram a todos
Gravatá foi palco, no sábado (30), do 4º Festival da Visibilidade Lésbica, promovido pela Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria da Mulher e da Diretoria de Cidadania e Diversidade. O evento aconteceu no Mercado Cultural e proporcionou ao público uma tarde de celebração, diversidade e fortalecimento da representatividade das mulheres lésbicas.
Com o tema “Elas cantam direitos”, a programação contou com música, dança, cordel e performances artísticas que ressaltaram a força da cultura e o compromisso com a igualdade. Subiram ao palco as artistas Lully Queiroz, Maria Moura, Felipa Sahat, Whedna Juliane, Emely Bernardo, Leleka Costa, Camila Santos e Andrea Damasceno, além da apresentação da Escola de Dança Aura – Professor Edson Lima.
O festival foi marcado pela energia vibrante do público e pelo engajamento da comunidade em torno da valorização da arte e da luta por respeito e direitos, reafirmando Gravatá como um espaço que acolhe e enaltece a diversidade. A artesã Vasti Silva também abrilhantou o momento com suas peças que enaltecem a cultura LGBTQIAPN+.
Para a secretária da Mulher de Gravatá, Ester Gomes, o festival simboliza um avanço importante no fortalecimento das políticas de diversidade: “É um momento de dar visibilidade às mulheres lésbicas, suas histórias e sua arte. O festival reforça o compromisso da gestão em construir uma cidade mais justa, inclusiva e respeitosa com todas as formas de amor e identidade”.
Reportagem: Filipe Vasconcelos (SECOM)
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM) e SECMULHER