Evento debate os 20 anos do Sistema Único de Assistência Social – SUAS e como a gestão pode melhorar o atendimento à população que mais precisa
Representantes do Conselho Municipal de Assistência Social, da Sociedade Civil e servidores da gestão municipal de Gravatá participaram da 13ª Conferência Municipal da Assistência Social, no Hotel Portal de Gravatá, na quinta (03), realizado pelo Conselho Municipal em parceria com a Prefeitura de Gravatá.
Na ocasião, antes dos trabalhos sobre os eixos temáticos, houve apresentação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo – SCFV, além de palestra magna da conferência com Tiago Costa, que é assistente social, enfermeiro e consultor, o qual trabalhou o tema “20 anos do SUAS: Construção, Proteção Social e Resistência”.
Erik Medeiros, presidente do Conselho Municipal da Assistência Social, destacou o papel do evento. “Este é um momento muito importante para a política de assistência, que é justamente onde a gente tem a gestão democrática, que é onde o público também pode participar e também contribuir para a assistência social. Tivemos a abertura e depois vamos ter justamente a divisão por eixos, por grupos, para que trabalhadores e usuários de assistência possam trabalhar juntos e construir uma nova perspectiva para a assistência social de Gravatá, uma área que teve muitos avanços aqui em Gravatá. Quando a gente vai em outros lugares, quando estou representando a Conferência Municipal de Assistência, a gente tem uma avaliação muito boa pelo Governo do Estado. Temos grandes crescimentos nesta área e muitos reconhecimentos. Quando a gente está em eventos com pessoas de outras cidades, sempre vemos o quanto a gente avançou. Estamos podendo contribuir para a população que mais precisa de nossa cidade e a gente percebe que a equipe de assistência social da cidade de Gravatá é comprometida, que está sempre junto com o povo e que não mede esforços para justamente atuar da melhor forma possível”.
O prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, esteve na abertura da conferência e considerou os avanços que a área teve a partir de 2021 na assistência social. “Esse tipo de debate aqui é importante para dar continuidade a esse trabalho que já foi começado aqui em Gravatá. A conferência é um espaço importante, especial e democrático para que essa construção da política pública, da assistência social no município de Gravatá, continue acontecendo da melhor forma. Já temos resultados importantes e, claro, precisamos sempre desse olhar, tanto para enxergar aquilo que está correto, que está dando certo, que está apresentando resultados, quanto olhar também o que nós ainda precisamos seguir, buscar e alcançar, de modo que esse caminho seja fortalecido, a rede de proteção fortalecida, assim como a garantia de direitos”.
Os eixos temáticos trabalhados na 13ª Conferência Municipal da Assistência Social foram:
Eixo 1 – Universalização do SUAS: Acesso Integral com Equidade e Respeito às Diversidades;
Eixo 2 – Aperfeiçoamento Contínuo do SUAS: Inovação, Gestão Descentralizada e Valorização Profissional;
Eixo 3 – Integração de Benefícios e Serviços Socioassistenciais: Fortalecendo a Proteção Social, Segurança de Renda e a Inclusão Social no SUAS;
Eixo 4 – Gestão Democrática, informação e comunicação transparente: fortalecendo a participação social no SUAS;
Eixo 5 – Sustentabilidade Financeira e Equidade no Cofinanciamento do SUAS.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Anderson Souza (SECOM)