Município está entre os 50 selecionados para receber novos equipamentos, mobiliário e insumos que reforçarão as ações voltadas aos jovens
Cinquenta municípios de Pernambuco foram convidados pelo Governo do Estado para a cerimônia de assinatura dos convênios destinados às Casas das Juventudes, e Gravatá esteve entre os selecionados. O município foi representado pelo prefeito Joselito Gomes, que assinou a aprovação do convênio, e pela secretária de Assistência Social e Juventude, Maria Gorete Silva junto ao secretário executivo do COMDICA, Danilo Barbosa, do mobilizador do Nuca e coordenador da Casa da Juventude, Sávio Lima.

O encontro, realizado no Palácio das Princesas, nesta quinta-feira (11), em Recife, reuniu gestores de diversas regiões do estado. Na ocasião, a governadora do Estado de Pernambuco, Raquel Lyra, destacou a importância das Casas das Juventudes e do fortalecimento das políticas públicas voltadas para os jovens.

Com o convênio aprovado, Gravatá receberá cinco computadores, mobiliário e outros insumos, que irão reforçar a estrutura da Casa das Juventudes, ampliando as possibilidades de formação, fortalecimento de vínculos e oportunidades para a juventude do município.

A Casa da Juventude de Gravatá, inaugurada em fevereiro de 2023 por meio da Secretaria de Assistência Social e Juventude, vem se consolidando como um espaço de oportunidades e crescimento para os jovens do município. Desde sua abertura, já ofereceu diversos cursos nas áreas de tecnologia e gastronomia, promoveu rodas de conversa, oficinas e atividades formativas, além de contar com a participação ativa dos jovens do NUCA em suas ações. O espaço também teve papel de destaque na Semana da Juventude, fortalecendo ainda mais o protagonismo juvenil na cidade.
De acordo com o mobilizador do Nuca e coordenador da Casa da Juventude, Sávio Lima, essa assinatura do convênio é um dos grandes investimentos: “O convênio que a gente recebeu do Estado de Pernambuco, foi um dos melhores investimentos já feitos. Na fala de ontem, a gente disse que Gravatá teve a Casa da Juventude no ano de 2023, porém, a gestão municipal por meio da Secretaria de Assistência e Juventude já vem investindo na juventude desde o início de 2021. Já aderiu a Casa da Juventude, o Conselho da Juventude, e agora, para melhorar e satisfazer mais os jovens, veio o convênio com várias implementações para a Casa da Juventude, para implementar o trabalho que a gente vem fazendo, além de trazer mais oportunidades, mais lazer e mais cultura para o município de Gravatá com esse investimento”.
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: cortesia SMASJ e de Daniel Gomes