34 jovens estão tendo a oportunidade de realizar esse tipo de curso perto de casa, de forma gratuita e com possibilidade de ser absorvido pelo mercado
A Prefeitura de Gravatá, por meio das Secretarias de Assistência Social e Juventude e de Ciência, Tecnologia e Inovação, realiza o Curso de Manutenção de Computadores e como usar impressora 3D, com a participação de 34 jovens.
A abertura do curso aconteceu na noite da segunda (10), na Casa da Juventude, onde serão realizadas as aulas, com a participação do prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, do coordenador do espaço e mobilizador do selo UNICEF em Gravatá, Artur Felipe, e de João Pedro, que será o instrutor do curso.
Larissa Tenório é auxiliar administrativo e é uma das três mulheres que vai fazer o curso. “Já faço curso de análise e desenvolvimento de sistemas e ultimamente eu tenho me interessado bem mais pela área. Acho que esse curso vai me ajudar bastante e foi uma ótima oportunidade para todos os jovens. Só tem três mulheres na turma e isso é triste, mas fico feliz também por saber que mais mulheres têm se interessado”.
Rafael Cauã, estudante, é outro aluno que vai se dedicar à área e vê o empenho da gestão em promover esse tipo de curso em Gravatá. “Já procurei muito dessa área e fechei estudos no ensino médio na Escola Técnica de Gravatá cursando rede de computadores. Continuo procurando e quero me aprofundar mais na área de ciências da computação, pois sempre me interessei mais pela programação e foi o que achei quando encontrei esse curso. Eu vejo que normalmente tem pouca movimentação nessa área aqui, porém tomar uma iniciativa dessa, com investimento em uma área que já é antiga, mas algumas pessoas acham cavernosa, que parece ser difícil, então tomar a iniciativa pelo município já abre mão de não ter que correr atrás fora do município. Fica mais fácil”.
De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Gravatá, Janael Martins, existe a possibilidade de ampliar a oferta de cursos nessa área. “É o primeiro espaço que a gente monta com a pegada da impressora 3D, de trazer o pessoal para aprender eletrônica, parte de manutenção de micro e é um apoio que o prefeito dá ao criar esse espaço aqui em Gravatá. Eu acredito que esse será o primeiro de muitos. A ideia que o prefeito tem é de levar isso para as comunidades, em bairros espalhados pela cidade para dar continuidade ao nosso projeto. Esse curso está começando com fila de espera já e comentei com os alunos que priorizem, a gente espera que não tenha desistência porque o assunto é apaixonante, mas a gente está com a fila de espera maior do que a turma que foi criada. Estamos criando turmas nos horários da tarde e da noite e o número já ultrapassa a de inscritos”.
O prefeito Joselito Gomes, que vê potencial na área, disse: “Uma grande oportunidade que a gestão está dando através da secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, com o secretário Janael e toda sua equipe, tendo um olhar para nossa juventude e temos aí 34 jovens já iniciando esse curso por três meses. Quem se prepara e se qualifica não sobra no mercado, principalmente nessa área da tecnologia. Assim vamos seguindo nosso trabalho, porque nosso compromisso é com as pessoas”.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Anderson Souza (SECOM)