Município integrou a Delegação Nacional na COP30, participou de debates e articulações estratégicas e reforçou compromisso com políticas ambientais e desenvolvimento sustentável

A Prefeitura de Gravatá participou da COP30, realizada entre os dias 10 e 22 de novembro, em Belém (PA), o maior evento global dedicado às mudanças climáticas e às ações para conter o aquecimento do planeta.

Durante o encontro, promovido pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), o município integrou a Delegação Nacional e participou de debates, reuniões estratégicas e articulações institucionais.

Foram dias de intenso aprendizado, troca de experiências e construção de conexões importantes para o fortalecimento das políticas ambientais no município.

A participação de Gravatá envolveu temas como energias renováveis, mobilidade elétrica, políticas ambientais e inovação urbana, reforçando que cidades de pequeno e médio porte também podem se tornar referência em sustentabilidade.

O encontro foi uma oportunidade para apresentar iniciativas locais e buscar parcerias que contribuam para transformar Gravatá em um modelo de cidade inteligente, sustentável e conectada com o mundo.

Eliakim Herbert, secretário de Planejamento e Orçamento de Gravatá, confirma toda esta experiência. “Nós participamos da Delegação Nacional da COP30, onde nós pudemos participar juntamente com os delegados da nação e discutir sobre temas sensíveis para chegarmos aos acordos da COP30. Nós também participamos de reuniões importantes, como reuniões com a governadora do estado de Pernambuco, também tivemos reuniões com alguns ministros estrangeiros e aproveitamos também para fazer um network e na tentativa de trazer projetos para Gravatá. Foi muito proveitoso onde nós pudemos também apresentar Gravatá, uma cidade impactada pela mudança climática, pois Gravatá era conhecida como a cidade do morango, mas devido a mudanças climáticas, Gravatá deixou de produzir esta fruta, e nós apresentamos a cidade como uma das que mais foram impactadas pela mudança climática, mostrando a necessidade de nós combatermos essa mudança. Ressaltamos também que Gravatá estava aberto, comprometido, disposto a trabalhar, enfrentando essa mudança climática toda, para que a gente possa recuperar a identidade do município”.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Cortesia Eliakim Herbert