Município apresenta pesquisa sobre formação de estudantes no combate à violência de gênero e destaca ações educativas da rede pública
A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria da Mulher, participou, na terça (25), do I Congresso do Agreste de Enfrentamento à Violência de Gênero, realizado no WA Convention, no Caruaru Shopping.

Com o tema “Cuidado, autonomia e justiça social para as mulheres e meninas”, o encontro reuniu especialistas, gestoras e profissionais de diversas áreas para discutir políticas públicas, práticas formativas e estratégias de combate às violências que atingem mulheres e meninas.

Promovido pela Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria da Mulher, o congresso foi organizado pela Câmara Técnica de Enfrentamento à Violência de Gênero, em parceria com instituições públicas, universidades e organizações da sociedade civil.

A programação contou com palestra magna de Cida Gonçalves, ex-ministra das Mulheres e referência nacional na defesa dos direitos das mulheres há mais de quatro décadas.

Representando Gravatá, a assessora jurídica do Centro de Referência da Mulher, July Karen, apresentou o trabalho “Entre narrativas e vivências: jovens construindo saberes sobre violência de gênero no Programa Maria da Penha Vai à Escola em Gravatá/PE”.

Ester Gomes, secretária da Mulher de Gravatá, que também esteve presente no congresso, explicou: “A pesquisa analisou a execução do Programa no município entre 2022 e 2024, destacando como estudantes da rede pública constroem conhecimentos sobre violência de gênero e de que forma esse processo contribuiu para a criação da cartilha “Salve Marias! Histórias Ilustradas”. O material, de caráter pedagógico permanente, reúne narrativas autorais, ilustrações e reflexões produzidas pelos próprios alunos, consolidando-se como uma ferramenta educativa fundamental na prevenção e conscientização sobre a violência de gênero”.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Cortesia Secretaria da Mulher de Gravatá