Campanha vai atualizar imunização de crianças e adolescentes até 15 anos como grupo prioritário, além de intensificar vacina contra o HPV em adolescentes de 15 a 19 anos não vacinados e pessoas de 12 meses a menores de 59 anos contra sarampo, caxumba e rubéola
Gravatá participa da Campanha Nacional de Multivacinação 2025, que será realizada em todo o país a partir de segunda (06) e segue até o dia 31 de outubro, por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI).
Essa iniciativa tem como principal objetivo atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes de até 15 anos de idade.
Durante a campanha, estarão disponíveis todas as vacinas do calendário nacional, contemplando imunizantes contra: poliomielite, BCG, hepatite B, pentavalente, tríplice viral, HPV, febre amarela, covid-19, influenza, entre outros.
Além desse grupo prioritário, a campanha também terá como foco a intensificação da vacinação contra sarampo, caxumba e rubéola, indicada para a faixa etária de 12 meses a menores de 59 anos, reforçando a necessidade de manter alta cobertura vacinal dessas doenças para evitar surtos.
Haverá também resgate da vacinação contra o HPV em adolescentes de 15 a 19 anos não vacinados, ampliando a proteção contra diferentes tipos do Papilomavírus Humano, vírus associado ao desenvolvimento de câncer do colo do útero, vagina, pênis, ânus, boca e garganta.
Para receber a vacina, o usuário do SUS de Gravatá poderá se dirigir à Unidade de Saúde da Família mais próxima, das 8h às 16h na Zona Urbana, ou das 8h às 15h na Zona Rural.
O Dia D de mobilização nacional será no sábado, dia 18.
_Reportagem: Ana Paula Figueirêdo_