Gravatá realiza I Fórum LGBTQIAP+ e demonstra compromisso com esta população pela primeira vez

Tags: , , , , , ,
Publicado em 26 de maio de 2022, por Ana Paula Figueirêdo | Categoria: Destaque

Evento teve o objetivo de lembrar o Dia Internacional Contra a Homofobia e trabalhar políticas públicas voltadas para a causa da diversidade sexual na cidade

 

 

 

O prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, e a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, participaram do I Fórum LGBTQIAP+, que trabalhou o tema Mobilizar para Avançar, na quinta (26), no auditório da Secretaria de Educação.

 

 

A pauta foi pensada como forma de lembrar o dia 17 de maio, o Dia Internacional Contra a Homofobia.

 

 

Na ocasião, houve apresentação de um vídeo que tratou sobre o respeito pelo ser humano e foi entregue ao prefeito o Plano Estadual de Promoção dos Direitos da População LGBT de Pernambuco, que vai servir como modelo para criação das políticas públicas que serão voltadas para este público em Gravatá.

 

 

Além do prefeito e da primeira-dama, compuseram a mesa o vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da População LGBT, Lucas Lira, a secretária executiva do Conselho Estadual dos Direitos da População LGBT, Iris de Fátima, e Elivelton Oliveira, que é historiador e conselheiro de Juventude e estava representando o movimento LGBT de Gravatá. 

 

O professor Paulo Lins participou do fórum inédito e aprovou a iniciativa. “É um primeiro passo importante para que a gente possa construir políticas públicas, por meio do Conselho Municipal, com o objetivo de garantir direitos da população LGBT. É um marco histórico, pois a gente começa a ver que, de fato, a comunidade LGBT de Gravatá vai ter o destino de propostas nesse processo da criação do plano de políticas públicas, o que não tinha antes”.

 

Iris de Fátima  opinou sobre o apoio da gestão municipal em realizar o I Fórum LGBTQIAP+. Para a gente é muito significativo que o município, na pessoa do prefeito Joselito, compreende essa diversidade para além da construção LGBT, pois a gente tem cidadania, temos potencial de movimentar a economia do município, temos o potencial de estar na sociedade e queremos o direito que temos. É muito gratificante quando o representante máximo reconhece e valoriza essa população. Ele está de parabéns pela iniciativa e esperamos voltar para ver o plano que Gravatá construiu junto com as secretarias, pois teremos um instrumento de ações e metas voltados para essa população”.

 

A secretária da Mulher de Gravatá, Ester Gomes, falou como surgiu a ideia do fórum. “O fórum vem concretizar a importância dessa política LGBTQIAP+ e surge no momento efetivamente de construção dessa política. É mais um passo da Secretaria da Mulher que em conjunto com a sensibilidade do gestor Joselito Gomes que sempre se preocupa com todas as políticas afirmativas. Esse fórum faz alusão ao dia 17 de maio, quando é lembrado o Dia Internacional Contra a Homofobia e os tempos nos pedem que possamos de fato debruçar nessa discussão e dessa construção, por isso saímos dessa noite muito felizes, pois tivemos pessoas que têm lugar de falas e que efetivamente vai poder estar junto a todos nós construindo essa política tão necessária para dar o bem-estar de todos nós”.     

 

O prefeito Joselito Gomes falou que o respeito está acima de tudo e o compromisso com as pessoas está nesse respeito à diversidade. “Essa é uma gestão que se esforça cada dia para ser inclusiva, de modo que este segmento deve construir em nosso município através da Secretaria da Mulher política pública a qual esse segmento se identifica e tenha consigo o sentimento de pertencimento. É importante que possamos aos poucos vencer toda essa realidade, infelizmente, de preconceito, violência, negação, desrespeito ao ser humano. Nossa gestão caminha com determinação, planejamento, porque o nosso compromisso é com as pessoas”.    

 

 

O I Fórum LGBTQIAP+ teve a presença de funcionários da Secretaria da Mulher, além do chefe de gabinete, Lucas Noia, e representantes de Conselhos Municipais e segmentos da sociedade civil interessados no debate.

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Nilson Silva (SECOM)

 


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS