A reunião reforçou o papel da Câmara Técnica como espaço essencial para o planejamento e fortalecimento das políticas públicas voltadas à garantia dos direitos das mulheres em Gravatá
Na quarta-feira (10), foi realizada a primeira reunião de 2025 da Câmara Técnica Municipal de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, em Gravatá. O encontro reuniu representantes de diversas instituições públicas e da sociedade civil, reforçando o compromisso coletivo com a proteção e o apoio às mulheres em situação de violência no município.
Participaram da reunião técnicos da Secretaria da Mulher e do Centro de Referência da Mulher, além de representantes da Vara Criminal de Justiça de Gravatá, Delegacia de Polícia Civil, 5ª CIPM, Guarda Municipal, Secretarias de Saúde e Educação, membros do Conselho Municipal da Mulher, Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores Rurais de Gravatá, entre outros.
A pauta da reunião destacou os dados mais recentes e as ações promovidas pelo Centro de Referência da Mulher, bem como análises apresentadas pela Vigilância em Saúde com base nas notificações do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), em especial na interface com a violência de gênero.
Um dos pontos centrais do encontro foi a necessidade de aprimorar o monitoramento das medidas protetivas de urgência, com ênfase no fortalecimento dos fluxos de referência e contrarreferência no atendimento às mulheres em situação de violência.
Também foram discutidas estratégias para ampliar a articulação entre os diferentes setores da rede de proteção, com o objetivo de tornar as ações mais integradas e eficazes.
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Nilson Silva (SECOM)