Essa conferência representa, portanto, um passo significativo na luta contra o racismo e na construção de um município mais justo e igualitário
A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria da Mulher, da Diretoria de Cidadania e Diversidade e do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR), promove a I Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial. O evento que conta com o apoio do Governo do Estado, representa um marco na construção e no fortalecimento das políticas públicas voltadas à equidade étnico-racial no município.
O COMPIR, instância responsável pelo monitoramento e avaliação das políticas locais sobre igualdade racial, ressalta que a realização da conferência é fruto de uma ampla articulação entre sociedade civil e poder público. A iniciativa visa debater estratégias para a garantia de direitos e a ampliação de políticas que combatam a desigualdade racial em Gravatá.
Vale destacar que o encontro reuniu representantes do poder público, lideranças comunitárias e sociedade civil, com o objetivo de traçar diretrizes que fortaleçam as políticas já existentes e garantam avanços na promoção da igualdade racial. Além de contar com o engajamento popular no evento, destacando que a construção de uma sociedade mais justa passa pelo envolvimento de todos.
Estiveram presentes no evento diversas autoridades e representantes de diferentes segmentos sociais. Entre eles, o Prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, a Secretária da Mulher, Ester Gomes, e a Presidente do COMPIR, Lelêka Costa, acompanhada de membros do Conselho. Também marcaram presença a Coordenadora de Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Educação, Professora Íris Barbosa, representantes da Juventude Negra, como os jovens Amanda Macione e Douglas, além de Pai Paulo de Oxalá, representando os Povos de Terreiro. O Governo do Estado de Pernambuco esteve representado pelo Gerente e pelo Coordenador de Igualdade Racial da Secretaria Estadual de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência, Sirley Vieira e Edson Axé. Além disso, o evento contou com a valiosa contribuição do facilitador Marcelo Diniz, Coordenador Geral Estadual do Instituto Nacional, Internacional, Social e Cultural – Afro Origem.
Em um segundo momento, foram realizados trabalhos com os eixos temáticos, apresentação de propostas e a participação de 45 delegados, sendo 70% deles oriundos da sociedade civil. Dentro dos segmentos representativos, foram eleitos os delegados que representarão o município de Gravatá na Conferência Estadual:
Povos de Terreiro: Paulo Tiago Lins da Silva (Pai Paulo de Oxalá), Maria José de Sousa (Nina Sousa) e Alexsandro da Silva Santos;
Pessoa Negra: Wellington Lúcio da Silva, Aguinalda de Lima Mouri Fernandes e Joyce Melissa Gomes da Silva;
Servidor Municipal: Girlene Florêncio da Costa (Lelêka Costa), Gabriel Uili da Silva e Erik de Medeiros Ferreira.
Sirley Vieira, gerente de igualdade racial do Estado de Pernambuco, comentou que: É muito importante o que o Gravatá está fazendo, porque além de instaurar, criar e realizar a 1ª Conferência de Igualdade Racial do Município, ele também, nesse ano, está fazendo a primeira Conferência de Igualdade Racial no Estado. Então, são dois marcos importantes aqui. E fora que trazer essa política e distribuir essa política ao nível do município, isso é essencial para você pensar a questão não só de reparação, mas a questão do intercruzamento dessa política com todas as outras políticas que o próprio município já se envolve”.
Marcelo Diniz, coordenador geral Estadual do Instituto Nacional, Internacional, Social e Cultural – Afro Origem e palestrante que falou sobre democracia plena, sobre superação do racismo para a construção de uma democracia plena no Brasil: “A gente acredita que essa democracia só será plena quando todos os cidadãos e cidadãs tiverem os seus direitos respeitados. Então nós vamos falar um pouco sobre o histórico do racismo no Brasil, como se construiu essa sociedade que a gente tem hoje e como a gente faz para superar essa sociedade e as suas contradições. É uma contradição de uma sociedade que ainda separa pessoas pelo cor da sua pele, pelo tipo de cara. Pelo lugar onde as pessoas vivem e pela cultura das pessoas. É sobre isso que a gente vai falar hoje”, destacou.
A secretária da Mulher, Ester Gomes, comentou sobre o objetivo de promover esta conferência: “Hoje é a culminância de um processo que vem acontecendo já há um período atrás, que foi as realizações das pré-conferências, que aconteceram tanto nos distritos quanto na zona urbana. Então, hoje, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Mulher, a partir da Diretoria de Cidadania e Diversidade, juntamente com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, promove essa conferência, que marca a política da igualdade racial. Então, para a gente hoje é um dia muito expressivo, um dia muito significativo, onde Gravatá, recebendo também o Governo do Estado, através da gerência da política de igualdade racial, promove esse grande encontro”.
O prefeito Joselito Gomes, participou da conferência ao lado da primeira-dama e secretária de Obras e Serviços Públicos, Viviane Facundes. Durante esse momento que marca Gravatá, o gestor municipal explicou que: “Depois de uma caminhada com passos importantes que foram dados, essa conferência acontece, promovida pela Secretaria da Mulher, justamente com o COMPIR para que a política pública da igualdade racial aconteça, seja fortalecida e ampliada em nosso município. Posso dizer que é um marco histórico e precisamos, no dia a dia, ter a consciência de que somos pessoas, temos a mesma dignidade, a mesma importância, o mesmo valor. Então, parabéns a Secretaria da Mulher, parabéns COMPIR, parabéns Gravatá, por realizar a 1ª Conferência da Igualdade Racial”.
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Anderson Souza