Objetivo é aprimorar a gestão previdenciária e debater os desafios do setor
Nesta quinta-feira (03), gestores do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) de diversas cidades do interior de Pernambuco participaram de uma oficina no auditório da Secretaria de Educação de Gravatá. O encontro, promovido pelo Instituto de Previdência Social de Gravatá (IPSEG) e pela Associação Pernambucana de Entidades de Previdência Pública (APEPP), teve como objetivo aprimorar a gestão previdenciária e debater os desafios do setor.
A oficina contou com a participação do palestrante Jorge Tiago, que abordou temas fundamentais para a sustentabilidade da Previdência Pública. Entre os principais pontos discutidos, destacam-se a inviabilidade do processo de extinção do RPPS, a importância do regime próprio de Previdência Social e seu respaldo constitucional, com ênfase no artigo 53º da Portaria 1467/2022.
O evento reforçou o compromisso dos gestores com a qualificação contínua e a busca por soluções que garantam a solidez dos regimes previdenciários municipais.
Adilson Carlos Pereira, presidente da Associação Pernambucana de Entidades de Previdência Pública – APEPP e da Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios – ANEPREM, comentou sobre a escolha do município para sediar essa oficina: “Temos o prazer de estar hoje aqui em Gravatá, realizando uma oficina para gestores. Essa oficina é de grande importância porque traz de forma prática noções, ideias, coisas que possam contribuir para a gestão dos RPPS. A gente tem um acolhimento muito forte aqui de Gravatá e fizemos questão de voltar aqui. O prefeito Joselito tem dado um grande apoio junto com Everaldo e toda a equipe do IPSEG. A gente sabe que a previdência aqui da cidade tem sido um exemplo modelo, tem feito um grande trabalho e isso é importante que todo o pessoal de Gravatá conheça e saiba desse trabalho que é peculiar e é exemplo para todo o estado”.
Everaldo Lima, presidente do IPSEG Gravatá, falou sobre essa iniciativa: “O objetivo maior é o aprendizado. Gravatá, mais uma vez, foi contemplada pela APEPP e ANEPREM, com essa oficina, o aprendizado para gestores de RPPS, tanto os que permanecem, quanto os que estavam fora e estão retornando, e para os novos, né? Na realidade, é uma oficina que traz o objetivo de ajustar os conhecimentos e atualizar os conhecimentos do regime próprio de previdência e, ao mesmo tempo, nos deixar enriquecidos de informações para poder saber gerenciar melhor as previdências dos nossos municípios”.
O prefeito Joselito Gomes, esteve presente em um momento de conhecimentos, e comentou: “Gravatá, mais uma vez, foi escolhida para sediar um encontro do regime próprio de previdência, através do nosso IPSEG. Hoje acontece em Gravatá uma oficina reunindo pessoas de vários municípios do nosso estado. Uma oficina que tem como objetivo aprofundar alguns temas, tem como objetivo conhecer melhor a legislação e é um momento também de partilha e troca de experiências. Gravatá está dando passos importantes neste sentido. Então, eu parabenizo o IPSEG na pessoa de Everaldo Lima e toda a nossa equipe, dou as boas vindas e parabenizo as pessoas que aqui se encontram de alguns municípios, especialmente o Adilson, aquele que preside e comanda todo esse trabalho”.
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Nilson Silva (SECOM)