Gravatá sedia seminário Direito à Saúde da População Trans e Travesti: Avanços e Desafios

Tags: , , ,
Publicado em 21 de maio de 2025, por Ana Paula Figueirêdo | Categoria: Destaque

Evento foi realizado pelo Governo de Pernambuco, com apoio da prefeitura, em referência ao Dia Internacional de Combate à LGBTfobia, celebrado no dia 17 de maio

 

 

Gravatá sediou seminário que discutiu as abordagens dos profissionais de saúde ao público LGBTQIAPN+, especificamente trans e travestis. 

 


 

O Seminário Direito à Saúde da População Trans e Travesti: Avanços e Desafios aconteceu na tarde da terça (20), no auditório da Secretaria de Educação, onde reuniu público formado por representações LGBT.

 

 

A realização do seminário foi do Governo de Pernambuco, por meio da Gerência de Fortalecimento Sociopolítico das Mulheres da Secretaria da Mulher de Pernambuco, com apoio da Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria da Mulher e da Diretoria de Cidadania e Diversidade.

 

 

Na Abertura do evento, teve apresentação cultural de Kassandra Bentivoglio. Na mesa estavam a representante do Governo de Pernambuco, Débora Cerqueira, que é Gerente de Fortalecimento Sociopolítico das Mulheres da Secretaria da Mulher de Pernambuco, representando a Prefeitura Municipal de Gravatá, Ester Gomes, secretária da Mulher, e Girlene Florêncio, diretora de Cidadania e Diversidade de Gravatá. Representando a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência, Rub Oliveira, que é técnica da Gerência Estadual de Política LGBTQIAPN+, Hewrya Lima, presidenta da AMAS LGBT, coordenadora da Rede LGBT do Interior de Pernambuco e do Comitê Interinstitucional Pró Travestis e Mulheres Trans de Pernambuco, e Mônica Gleite, presidenta do Movimento Arco-Íris da Serra.

 

A representante do Governo do Estado, Débora Cerqueira, falou porque este evento foi  realizado em Gravatá. “A realização do evento está acontecendo aqui em Gravatá em razão da política de que é extremamente importante para que essa pauta de proteção ao direito à saúde da população LGBT chegue em cada cantinho do nosso estado. Nós temos a participação da Secretaria da Mulher do Estado de Pernambuco, Secretaria da Mulher de Gravatá, Secretaria de Saúde de Gravatá, temos também a Rede Amas, a Rede LGBT, o Movimento Arco-Íris da Serra, o Comitê Interinstitucional de Travestis e Mulheres Trans. Todos estão apoiando, articulando, regulando o público e as falas que acontecerão aqui no nosso seminário. Esse tipo de seminário é extremamente importante para fortalecer o direito à saúde da população trans e travestis. Então é extremamente importante que nós estejamos falando sobre a pauta do direito à saúde, para que esse direito seja cada vez mais fortalecido no nosso estado”. 

 

Ester Gomes reforçou o compromisso da Prefeitura de Gravatá com a política pública voltada para o público LGBT. “É uma honra poder estar sediando um encontro dessa magnitude, onde a gestão pública municipal, desde 2021, vem fomentando e potencializando a importância da efetivação da política LGBT. Então, diante de uma data tão expressiva, como o 17 de maio, Dia Internacional de Enfrentamento de Combate e LGBTfobia, a gente fica muito feliz por poder estar reunindo tantos segmentos, tantas representações do Estado e das cidades circunvizinhas, para a gente discutir efetivamente sobre a formulação dessa política, sobre a importância dessa política e principalmente nesse enfrentamento, a transfobia, a LGBTfobia, que ainda, infelizmente, é algo muito presente na nossa sociedade. Então, o Governo do Estado nos procurou para que Gravatá pudesse estar sediando esse encontro, então a gente como Secretaria da Mulher e com a Diretoria de Cidadania e Diversidade, a gente fica muito honrado em poder de fato promover nessa parceria com o Estado um encontro tão importante”.

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Nilson Silva (SECOM)


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS