Descentralização foi implantada em março de 2021 e proporciona a agilidade no atendimento
O Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico é um instrumento de cadastramento social criado em 2001 responsável pela coleta de dados e informações que objetiva identificar todas as famílias de baixa renda existentes no país para fins de inclusão em programas de assistência social e redistribuição de renda.
Por meio desse cadastro o cidadão tem acesso aos programas federais Auxílio Brasil; Minha Casa, Minha Vida; Bolsa Verde – Programa de Apoio à Conservação Ambiental; PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil; Fomento – Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais; Carteira do Idoso; aposentadoria para pessoa de baixa renda; Programa Brasil Carinhoso; Programa de Cisternas; Telefone Popular; Carta Social; Pro Jovem Adolescente; Tarifa Social de Energia Elétrica; Passe Livre para pessoas com deficiência; isenção de taxas em concursos públicos.
Por meio da Secretaria de Assistência Social e Juventude – SASJ, a Prefeitura de Gravatá também administra os programas sociais estaduais e municipais por meio do cadastro. Por isso, para agilizar o atendimento e diminuir a morosidade em finalizar o cadastro e incluir os usuários nos benefícios, a gestão municipal descentralizou o atendimento para o cadastramento em cinco endereços.
De acordo com a secretária municipal de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, “desde o início nós tínhamos o compromisso de facilitar a vida das pessoas e essa descentralização faz isso, porque quem mora naquela área distante da sede não precisa andar muito. A demanda lá é alta, então tinha demora no atendimento. Outra vantagem é que a pessoa vai fazer uma coisa e se tivesse outra que teria que se deslocar até a sede, agora pode fazer também no CRAS mais próximo de casa”.
A recomendação é que quem utiliza o CadÚnico ou quem quer realizar o cadastramento procure a unidade mais próxima da sua residência. Além da sede da SASJ, o município conta com quatro CRAS para realizar o atendimento à população. Confira abaixo cada um dos locais.
Reportagem: Filipe Vasconcelos
Fotos: Marcone Barros (SECOM)