Gravataenses nascem em Gravatá com a retomada de partos cesáreos no Hospital Dr. Paulo da Veiga Pessoa

Publicado em 17 de dezembro de 2024, por Mathilde Souza | Categoria: Destaque

Além dos partos normais que já acontecem de acordo com a demanda, os partos cesáreos serão realizados semanalmente, seguindo todos os parâmetros técnicos e protocolos de segurança estabelecidos

 

Na manhã desta terça-feira (17), a população de Gravatá recebeu uma excelente notícia: o Hospital Dr. Paulo da Veiga Pessoa retomou a realização de partos cesáreos e começou o dia com dois partos. A iniciativa é fruto de um esforço da Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde, para garantir o nascimento de crianças no próprio município, reafirmando o compromisso com a saúde e o bem-estar das famílias gravataenses.

 

De acordo com a gestão municipal, os partos cesáreos serão realizados semanalmente, conforme a demanda, seguindo todos os parâmetros técnicos e protocolos de segurança estabelecidos. O processo envolve um acompanhamento por parte da equipe de saúde da família, que identifica e encaminha as gestantes à Clínica da Mulher para avaliação e consulta com o cirurgião obstetra responsável.

 

Em um misto de alegria e emoção, foi entregue o kit de recém nascido que contém body, touca, fralda, calça e naninha pelas mãos do prefeito Joselito Gomes, da secretária de Saúde, Viviany Cavalcante e da diretora do Hospital Dr. Paulo da Veiga Pessoa, Isabelle Arcanjo, às duas mamães que deram à luz. 

 

 

A dona de casa Maria Girlane mora no distrito de Uruçu-Mirim, e veio dar a luz ao seu filho: “É gratificante ter meu filho aqui em Gravatá e eu só tenho que agradecer”. 

 

Patricia de Lira também dona de casa, estava ansiosa para a chegada do seu filho. “Eu acho muito importante porque a gente vai ter nossos filhos na nossa cidade natal, não precisamos ir para fora da cidade. Então está sendo muito bom e estou ansiosa por esse momento”, comentou. 

 

Viviany Cavalcante , secretária de Saúde, destacou que: “Hoje estamos reiniciando a volta aos partos cesáreos, faz parte do que planejamos enquanto cirurgias eletivas do município. Existem alguns critérios para que os partos cesários sejam feitos, nós estamos captando as gestantes das Unidades de Saúde da Família, essas gestantes são encaminhadas para a Clínica da Mulher para avaliação do cirurgião obstetra e a partir daí elas podem ser aptas. Isso vai acontecer semanalmente aqui no bloco cirúrgico do Hospital Dr. Paulo da Veiga Pessoa”.

 

O prefeito Joselito Gomes, fala do retorno do parto cesariano em sua gestão: “Tudo foi devidamente preparado para que pudéssemos retomar os partos em nosso hospital, ou seja, para que crianças estejam nascendo em Gravatá. Eis o grande desejo de cada mãe e cada pai, de modo que está sendo um marco em nossa gestão em retomar esse trabalho. Parabéns a toda equipe para que pudéssemos iniciar essa atividade e dar continuidade. Este trabalho segue com muita determinação e dessa forma vamos comprovando mais e mais que o nosso compromisso é com as pessoas”.

Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Anderson Souza (SECOM) 


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS