Ação tem o objetivo de orientar principalmente profissionais que trabalham com entrega a trafegarem com segurança pelas ruas da cidade
A Guarda Civil Municipal de Gravatá, junto com policiais militares da 5a Companhia Independente de Polícia Militar – CIPM, realizou, por três dias consecutivos, blitzes educativas voltadas para os profissionais que trabalham com entregas no município.
Esta ação aconteceu nas noites da quarta (16), quinta (17) e desta sexta (18), em vias de bastante movimento de motoboys, como nas Ruas do Norte, Ruy Barbosa, Manoel Castor Rosas e Rua Santo Antônio.
O pintor Elisson Gomes, de 28 anos, que é proprietário de uma moto, foi um dos transeuntes abordados pela blitz educativa na noite desta sexta-feira (18). Para ele, “achei essa ação muito importante, porque traz segurança para a gente. Hoje em dia tem muita gente que anda sem habilitação, essa abordagem traz mais segurança com relação a roubo, então traz tranquilidade para a cidade. Aprovei a ação e quanto mais segurança tiver, melhor para nós. Fui abordado, habilitação já está no meu bolso, a moto está em dia, tem que estar tudo direito para andar tranquilo”.
Robson Júlio, de 18 anos, trabalha como entregador e ele opina que “sou a favor desse tipo de trabalho, porque nós que trabalhamos com entregas corremos muito risco de ser assaltado, vamos para estradas perigosas, e com essa blitz educativa a moto passa pela vistoria, assim como os documentos. Acho correto ter esse trabalho na cidade”.
Rafael Bartolomeu é entregador e ele também aprovou a ação. “Essa ação é maravilhosa porque é tanto para segurança de nós que somos motoboys, quanto para a população, ter essa fiscalização. Ver se o veículo está em dia, e há alguns dias eu percebi que algumas pessoas estavam usando bag (bolsa) e ficavam perturbando na cidade. Moto sem placa, moto de trilha e eu me sentia prejudicado porque eu faço meu trabalho certo, luto para pagar o IPVA da minha moto. Então eu achei legal essa ação da PM, da GCM e da Prefeitura de Gravatá que está fazendo um bom trabalho”.
O Tenente Everaldo, da 5a Companhia Independente de Polícia Militar – CIPM, destacou que “essa é mais uma ação conjunta entre os órgãos municipais que tem o objetivo de educar. Nós trabalhamos em cima de estatística e ela mostra que esses condutores, especificamente entregadores, eles contribuem com grande parte dos acidentes e nossa função aqui é justamente educativa e se tiver algum dos condutores que infringiu o código de trânsito vai ser notificado como manda o Código de Trânsito Brasileiro”.
O comandante da GCM de Gravatá, André Paiva, reforça o motivo dessa ação conjunta. “A Secretaria de Segurança e Defesa Civil do município, juntamente com o trabalho integrado com a Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar, vem fazendo essas blitzes rotineiras para gerar segurança para os munícipes e aos entregadores, para evitar alta velocidade, furto de veículos, na abordagem se tiver alguma restrição de roubo ou furto nós levamos esse veículo de volta ao dono e trazer mais segurança a sociedade, pois estavam sendo registrados muitos casos de alta velocidade com a reclamação da população gravataense”.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)