Evento promovido pela Secretaria de Educação debate currículo, manejo do campo e estratégias para fortalecer a aprendizagem na zona rural
Nesta sexta-feira (14), o auditório da Secretaria de Educação recebeu o I Seminário da Educação do Campo de Gravatá, realizado sob a coordenação do professor Paulo Santana, da UFPE – Campus Caruaru. O encontro reuniu professores das escolas da zona rural que participam da IV edição do Programa Escola da Terra, desenvolvido pela UFPE e NUPEFEC-Caruaru.

Ao longo do dia, junto às coordenadoras do Campo e que nesse programa atuam como tutoras, Edileuza Neri e Edileuza Ana, os participantes discutiram práticas de manejo do campo, sustentabilidade e a importância da comunidade escolar para a permanência e o fortalecimento das unidades de ensino rurais. Também foi apresentada uma proposta de estudo sobre a percepção de currículo na pedagogia voltada ao desenvolvimento sustentável.

A programação contou ainda com uma apresentação cultural dos alunos do Centro de Formação do Menor – ODIP, além de momentos de reflexão, atividades em grupo e avaliação de encerramento. O seminário, que integra um programa do Governo Federal aderido pela Secretaria de Educação de Gravatá, também teve a presença do Instituto Abdalaziz de Moura.

Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Anderson Souza (SECOM)