IBGE apresenta andamento do Censo 2022 em Gravatá

Tags: , , , , , ,
Publicado em 09 de novembro de 2022, por Ana Paula Figueirêdo | Categoria: Censo 2022

Segunda REPAC demonstra transparência do instituto no processo de coleta de dados 

 

 

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE convidou a sociedade civil de Gravatá e a gestão municipal para apresentar o andamento do Censo 2022, que está acontecendo em todo Brasil.

 

A Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo (REPAC) ocorreu no auditório da Secretaria de Educação, na tarde desta terça (08), e foi o segundo encontro promovido pelo instituto para falar sobre a pesquisa.

 

O coordenador de área de Vitória de Santo Antão, Sérgio Eufrásio Soares de Souza, e a agente censitária municipal de Gravatá, Wilma Rodrigues de Lima, conversaram com os presentes e Sérgio explica que “essa segunda reunião, que faz parte de um calendário de três reuniões ordinárias que o IBGE tem definido como calendário nacional para todas as cidades que têm postos de coleta do censo, teve o objetivo de apresentar os dados e o andamento da coleta e as principais dificuldades e como o poder municipal pode colaborar com a gente nesse sentido. A primeira reunião aconteceu antes do início do censo com a gestão municipal, essa que aconteceu hoje priorizou o andamento do censo e terá uma outra após o encerramento na consolidação de tudo o que foi coletado e finalizado no município”, disse o coordenador

 

O secretário de Planejamento e Orçamento de Gravatá, Vital Medeiros (de chapéu, à direita), participou da reunião e ressaltou a transparência do trabalho que está sendo realizado pelo IBGE em Gravatá. “É importante eles convocarem essa reunião e chamar a sociedade para prestar o serviço de informação, com a presença de algumas entidades e ter esclarecimentos e tirar dúvidas. Uma das sugestões para melhorar a coleta de dados foi colocar o Agente Comunitário de Saúde como articulador com a população, pois muitas pessoas estão com medo de responder o censo por medo de perder o Auxílio Brasil, por exemplo. Portanto, o ACS iria preparar essas pessoas para receber o recenseador e já teria uma outra receptividade”. 

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

 


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS