Idosos da Casa dos Velhinhos de Gravatá participam de ação no Setor de Identificação para emissão gratuita de 2ª via do RG

Publicado em 13 de maio de 2025, por Filipe Vasconcelos | Categoria: Destaque

Cidadãos foram recebidos com muito carinho e atenção e, de forma desburocratizada, passaram pelo processo para emissão do documento

 

A Carteira de Identidade, também conhecida antes como Registro Geral é um documento essencial para qualquer cidadão brasileiro, ainda mais para a população idosa. Com ele, o idoso tem acesso a viagens gratuitas de ônibus, recebimento de benefícios previdenciários, acesso a serviços de saúde, dentre tantos outros serviços, inclusive a entrada e permanência em instituições beneficentes, como a Casa Beneficente Vicente Soares da Silva e Maria Alice, conhecida como a Casa dos Velhinhos de Gravatá, onde os idosos moram e têm total assistência, inclusive assistência afetiva. Por isso, a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, no Setor de Identificação, em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Juventude, proporcionou aos idosos residentes da instituição o processo de emissão de segunda via do RG sem burocracia e de forma gratuita.

Os idosos foram recebidos no setor na tarde da terça (13), onde foram recebidos pelos profissionais e logo foram atendidos na sala para cadastramento das digitais e fotografia para o documento. Além desses idosos, a gestão estuda uma forma de realizar o procedimento com os idosos que vivem acamados e que não puderam comparecer ao local.

A assistente social da instituição, Rosana Carvalho, acompanhou os idosos e falou sobre a importância dessa ação para esses gravataenses. “Todo esse processo foi muito rápido, muito fácil. A Prefeitura de Gravatá, na pessoa do secretário Gilmar, proporcionou aos nossos idosos a oportunidade de virem até aqui e terem acesso à segunda via do RG de forma rápida e gratuita. Então eu digo que essa é, para nós, uma ação muito importante.”

 

O secretário da pasta, Gilmar Oliveira, fala sobre a parceria. “Estamos atendendo a necessidade dos idosos em atualizar Documento de Identidade para que possam realizar a prova de vida. Trouxemos esses senhores ao posto de RG, onde serão confeccionados seus novos documentos. Essa é uma ação de compromisso com as pessoas, idealizada pelo prefeito Joselito Gomes, que já solicitou, também, que o serviço seja levado ao Lar de Amparo ao Idoso de Mandacaru.”

 

Reportagem: Filipe Vasconcelos (SECOM)

Fotos: Filipe Vasconcelos (SECOM) e Josiel Neto (Setor de Identificação)


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS