Cidadãos foram recebidos com muito carinho e atenção e, de forma desburocratizada, passaram pelo processo para emissão do documento
A Carteira de Identidade, também conhecida antes como Registro Geral é um documento essencial para qualquer cidadão brasileiro, ainda mais para a população idosa. Com ele, o idoso tem acesso a viagens gratuitas de ônibus, recebimento de benefícios previdenciários, acesso a serviços de saúde, dentre tantos outros serviços, inclusive a entrada e permanência em instituições beneficentes, como a Casa Beneficente Vicente Soares da Silva e Maria Alice, conhecida como a Casa dos Velhinhos de Gravatá, onde os idosos moram e têm total assistência, inclusive assistência afetiva. Por isso, a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, no Setor de Identificação, em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Juventude, proporcionou aos idosos residentes da instituição o processo de emissão de segunda via do RG sem burocracia e de forma gratuita.
Os idosos foram recebidos no setor na tarde da terça (13), onde foram recebidos pelos profissionais e logo foram atendidos na sala para cadastramento das digitais e fotografia para o documento. Além desses idosos, a gestão estuda uma forma de realizar o procedimento com os idosos que vivem acamados e que não puderam comparecer ao local.
A assistente social da instituição, Rosana Carvalho, acompanhou os idosos e falou sobre a importância dessa ação para esses gravataenses. “Todo esse processo foi muito rápido, muito fácil. A Prefeitura de Gravatá, na pessoa do secretário Gilmar, proporcionou aos nossos idosos a oportunidade de virem até aqui e terem acesso à segunda via do RG de forma rápida e gratuita. Então eu digo que essa é, para nós, uma ação muito importante.”
O secretário da pasta, Gilmar Oliveira, fala sobre a parceria. “Estamos atendendo a necessidade dos idosos em atualizar Documento de Identidade para que possam realizar a prova de vida. Trouxemos esses senhores ao posto de RG, onde serão confeccionados seus novos documentos. Essa é uma ação de compromisso com as pessoas, idealizada pelo prefeito Joselito Gomes, que já solicitou, também, que o serviço seja levado ao Lar de Amparo ao Idoso de Mandacaru.”
Reportagem: Filipe Vasconcelos (SECOM)
Fotos: Filipe Vasconcelos (SECOM) e Josiel Neto (Setor de Identificação)