INCLUSÃO LGBTQI+: Prefeitura de Gravatá promove capacitação de prática de atenção básica em saúde da população trans

Publicado em 31 de março de 2023, por Mathilde Souza | Categoria: Destaque

Público desta palestra foram os recepcionistas das Unidades de Saúde da Família (USFs) que são multiplicadores de informações 

 

A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria da Mulher, especificamente pela diretoria de Cidadania de Diversidade, em parceria com a Secretaria de Saúde e da Prefeitura de Caruaru, através da coordenadora de promoção da política de diversidade, Stephane Fechine, promoveu uma tarde enriquecedora com a capacitação prática de atenção básica em saúde da população trans.

 

Com o tema: “Garantir uma qualidade no serviço para a população LGBTQI+”, foi contextualizada a instrução de diferença de gênero, orientação sexual e entendimento da sigla LGBTQI+. Além de enfatizar a importância do atendimento adequado, humanizado e passa segurança no atendimento.

 

A recepcionista da USF Boa Vista, Eduarda Vasconcelos, opina sobre essa capacitação: “Eu acho que o mais importante é as pessoas se conscientizarem não só os profissionais e também o pessoal que frequenta o posto porque às vezes o comentário pode fazer toda diferença na vida de uma pessoa. É importante a gente estar nessa conscientização, estar aqui entendendo o conceito de cada coisa. É importante essa inclusão que falta muito em nossa sociedade”.

 

Para a coordenadora de promoção da política de diversidade, Stephane Fechine é de suma importância esse compromisso da gestão: “Quando a gente traz essa informação ao município de Gravatá a gente ver o compromisso da gestão pública municipal em de fato fazer essa humanização no serviço, que é de total importância para agregar os serviços, humanizar cada vez mais o serviço e atingir esse público tão vulnerável que são das políticas sociais que é a população LGBTQI+ e, principalmente, mais vulneráveis são a população de travesti, transexuais e de homens trans”. 

 

Ester Gomes, secretária da Mulher, comenta sobre promover essa iniciativa: “A proposta desse momento foi que a gente pudesse estar trocando ideias, trocando informações para aprimorar cada vez mais o bom atendimento. Para isso, contamos com a presença de Stephanie, que veio de Caruaru, atendendo ao nosso chamado que contribuiu ricamente para esse momento e o nosso propósito é que possamos estar fortalecendo cada vez mais nossas políticas, que possamos fazer valer direitos que são instituídos na forma da lei, mas que muitas vezes se faz necessário na prática serem enfatizados”.

 

Reportagem: Mathilde Souza

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS