Os equipamentos fazem parte da política de educação inclusiva e são essenciais na evolução cognitiva dos alunos com deficiências matriculados na Rede Municipal de Ensino
Respeito, diversidade, inclusão, direito, equidade e responsabilidade. Tudo isso é o que significa cada uma das 14 salas de recursos multifuncionais que foram entregues em Gravatá, até o momento, pela Prefeitura Municipal.
Na tarde da terça (28), mais duas salas foram inauguradas na Escola e na Creche Municipal Monsenhor José Elias de Almeida, no CAIC, e vão atender mais 40 estudantes com deficiência em Gravatá.
O investimento foi de 40 mil reais entre equipamentos de tecnologia, brinquedos específicos e mobiliário. Os alunos são atendidos por profissionais de Atendimento Educacional Especializado (AEE), que cuidam desses estudantes no contraturno, ou seja, o estudante que estuda pela manhã, faz uso da sala no horário da tarde e vice-versa.
Maria Helena Silva de Lima, agricultora, mãe de Miguel, 11 anos, autista, que está no 6º ano A da escola do CAIC, destaca a importância do serviço: “Essa sala vai ser importante porque Miguel é um menino muito inteligente e ele vai desenvolver no que precisa. Antes, ele era quieto, parado, mas na salinha do AEE ele se desenvolveu muito, já socializa e não pode ver uma pessoa estranha que já vem falando. É um menino divertido. Ele está assim porque teve a parada nas aulas, ficou parado em casa, mas conforme for voltando ao normal vai ajudar muito ele novamente”.
A diretora da Escola Municipal Monsenhor José Elias de Almeida, do CAIC, Adriana Simões, fala sobre o benefício que os espaços vão proporcionar aos alunos de Gravatá. “Com a sala de AEE as crianças evoluem mais rapidamente. Ela auxilia o professor na aprendizagem da criança e ela tem significado e vai atender a criança de acordo com a sua deficiência. A todo momento, eu vejo que o compromisso do prefeito Joselito Gomes é sempre com o povo. Tudo o que ele faz é para o povo e que as crianças tenham aprendizagem. No que você auxilia a criança, você ajuda a família e essa criança, no futuro, só vai ter grandes frutos”.
Amanda Monteiro, coordenadora da Educação Inclusiva de Gravatá, disse: “A gente inicia o ano de 2023 com alegria, fazendo a entrega de mais duas salas de recursos multifuncionais, dessa vez contemplando a comunidade do CAIC, e essas salas estão ricas de diversos recursos materiais, equipamentos de tecnologia específicos para o atendimento especializado, o que vem a contribuir e somar com o trabalho dos professores, que já era realizado, mas que faltavam esses recursos. Então o compromisso da gestão do prefeito Joselito Gomes e da Secretaria de Educação é em trazer o que há de melhor e mais moderno para esse atendimento e garantir que se efetive a aprendizagem desses estudantes que já têm um prejuízo pelo diagnóstico pelo tempo que passaram sem o apoio que necessitam”.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Anderson Souza (SECOM)