Evento reuniu servidores, aposentados e pensionistas no auditório da sede do instituto, destacando transparência, resultados e avanços da previdência municipal
A 2ª Audiência Pública de apresentação do Relatório de Governança do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Gravatá (IPSEG) foi realizada no auditório da própria sede do instituto nesta terça-feira (16). O encontro reuniu servidores ativos, aposentados e pensionistas, que acompanharam a exposição dos dados, ações e resultados alcançados, reafirmando o compromisso do instituto com a transparência, a responsabilidade e a determinação na gestão previdenciária.







A mesa de honra foi composta pelo prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, pelo diretor-presidente do IPSEG, José Everaldo, representando o conjunto dos secretários municipais, o secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Josenildo Gomes, representando os conselheiros, Luiz Carlos e Aucileia. Também estiveram presentes o gerente de Benefícios do IPSEG, Emmanuel Batista e a gerente Administrativa e Financeira do instituto, Kellys Christiny.



Durante sua apresentação, o diretor-presidente do IPSEG, Everaldo Lima, destacou as principais conquistas de 2025, como a renovação do Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP), a nota B no Índice de Situação da Previdência (ISP/RPPS) e a 14ª posição com o Selo de Qualidade do Pró-Gestão, concedido pelo Instituto TOTUM. Ele também ressaltou a construção da sede própria do IPSEG, que colocou Gravatá entre os 16 municípios de Pernambuco com estrutura própria para a previdência municipal.
Em seguida, Ilka Koutinho, da IC Koutinho Assessoria Previdenciária, abordou o tema “Segunda Audiência Pública do IPSEG: Transparência e Compromisso com o Futuro”. Gil Pereira, da LEMA, apresentou o trabalho de investimentos junto ao RPPS, enquanto Sueli Vasconcelos, da CEPAM, detalhou o orçamento de 2024. Encerrando, Jorge Thiago, da Solvency, trouxe as considerações atuariais para Gravatá em 2025.
O diretor-presidente do IPSEG, Everaldo Lima, explicou que: “É com muita alegria e muita satisfação que nós realizamos hoje aqui na sede própria do IPSEG a segunda audiência pública, que faz parte do programa de pró-gestão. A audiência tem a sua finalidade de transparência, realmente uma prestação de conta para os servidores em especial aposentados e pensionistas e o público de um modo geral, cumprindo assim a determinação, as regras do Programa Pró-Gestão, como também Ministério da Previdência, Tribunal de Contas do Estado, e de modo que, próximo, evidentemente, haverá sempre audiência de prestação de conta. Esse é um motivo muito especial, onde nós do IPSEG ficamos extremamente agradecidos pela importância da audiência, pelas pessoas que aqui estiveram tomando o conhecimento de como se gerencia uma previdência própria com zelo, com cuidado e, acima de tudo, com respeito aos recursos públicos dos servidores municipais”.
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Nilson Silva (SECOM)