Jogos chegam à véspera do encerramento e estão sendo realizados com total apoio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer
Dando continuidade aos Jogos Escolares de Pernambuco em Gravatá, o quinto e penúltimo dia da competição chega às eliminatórias de Tênis de Mesa e Badminton, que foram realizadas na quadra da ODIP – Obra de Defesa da Infância Pobre.
Os alunos de escolas públicas e particulares da cidade estão na disputa para selecionar os atletas que vão participar da etapa regional dos jogos escolares.
Maria Jenifer, 14 anos, estudante do 7o ano da Escola Municipal Maria das Neves, foi uma das competidoras na modalidade criada na Inglaterra e que teve inspiração em um jogo indiano, chamado Poona: o Badminton. “Comecei a praticar esse esporte ano passado e gosto muito. Acho importante que a prefeitura apoie”.
Pedro Henrique, 14 anos, estudante do 9o ano da Escola Recrearte, participou da modalidade Tênis de Mesa, esporte que teve origem na Inglaterra do século XIX, assim como o Badminton. “Eu pratico o tênis de mesa desde meus 10 anos e é um prazer participar ainda mais com esse incentivo que a prefeitura dá ao esporte. Isso é importante para nossas vidas, incentiva a nos tornar pessoas mais disciplinadas. Atualmente gosto de praticar o esporte por lazer, mas pretendo seguir o futuro nele, pois é o que eu gosto de fazer e é um pedaço do meu coração, com certeza”.
Cristiano Menezes, presidente da Federação Pernambucana de Badminton, fez questão de vir de Recife, capital do estado, para acompanhar a competição em Gravatá e opinou sobre esse incentivo da gestão municipal ao esporte. “Esse incentivo do poder público é muito importante porque daqui é que saem os grandes atletas e futuras pessoas de bem. O esporte ajuda muito e Gravatá tem uma quantidade muito grande de atletas e ex-atletas de Badminton de muito talento, que já participaram de seletiva para mundiais, vários já foram campeões brasileiros e a gente está agora com uma safra nova que precisa muito do incentivo do poder público, porque sem esse apoio fica difícil por causa de transporte para campeonatos, materiais, professores e como federação estamos nos propondo a fazer essa parceria e estreitamento para capacitar os professores da rede municipal de Gravatá, incentivar de trazer mais torneios pernambucanos para a cidade, seletivas brasileiras que acontecem para os mundiais. Aqui em Gravatá é um celeiro de grandes jogadores e de pessoas também boas. Como aqui é uma comunidade carente esse é um meio deles conseguirem um Bolsa Atleta, parceria com faculdades, até eles conseguirem almejar o ensino superior”.
Eduardo Ferreira, diretor de Esporte Educacional de Gravatá, reitera a fala de Cristiano Menezes e destacou que a cidade já revelou talentos esportivos. “Estamos com o quinto dia do JEPS aqui na quadra da ODIP, na eliminatória municipal, com as competições de Badminton e Tênis de Mesa, nas categorias 12 e 14 anos, 15 e 17 masculino e feminino. São esportes extremamente tradicionais, em que a gente está conquistando cada vez mais espaço a cada ano. Gravatá tem histórico de competição no Badminton de 15, 20 anos que a gente pratica aqui e ano após ano consegue resultados relevantes no cenário pernambucano, Nordeste e até brasileiro”.
A seletiva municipal dos Jogos Escolares de Pernambuco em Gravatá chegam à reta final nesta quarta (26), quando serão disputadas vagas para a etapa regional do atletismo. As competições irão acontecer no Clube AABB e no Parque da Cidade, até às 11h30.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)