23 escolas municipais, estaduais e particulares vão disputar em 11 modalidades entre jogos individuais e coletivos

Os Jogos Escolares de Gravatá 2025 tiveram a cerimônia de abertura na manhã da terça (18), na quadra do CAIC, com as presenças de autoridades municipais, alunos e professores das escolas municipais, estaduais e particulares que irão participar da competição e moradores.

A realização do JOEG 2025, que acontecerá de 18 de novembro a 15 de dezembro, é da Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Educação, em colaboração com a Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer – SECTURCEL.

Entre os momentos marcantes da cerimônia, houve a participação da Banda Musical Cônego Eugênio Vilanova, sob a regência do Maestro João Netto, além de apresentação de abertura com o grupo de alunos do Colégio Céu Azul. O atleta Nicolas Nirhaaj Bezerra Ferreira, da Escola Edgar Nunes Batista, acendeu a pira olímpica do JOEG 2025. O juramento foi com o atleta Eduardo Nunes de Lima Torres, do Colégio Salesianas.

Nesta edição, as competições contarão com as modalidades individuais: Badminton, Dominó, Tênis de Mesa, Vôlei de areia, Xadrez e Fifa 25. As modalidades coletivas são: Futsal, Handebol, Voleibol, Queimado Misto e Basquete.


A participação esperada é de cerca de 1.500 alunos de 23 escolas da rede municipal, estadual e privada, divididos nas categorias Pré-Mirim, Mirim e Infantil, tanto masculino, quanto no Feminino.

As disputas acontecerão em cinco sedes: ODIP, que receberá as competições Fifa 25, Badminton, Dominó, Xadrez e Tênis de Mesa; ETI – Escola Cônego Eugênio Vilanova; ETE – Escola Técnica Estadual Professor José Luiz Mendonça; CAIC – Monsenhor José Elias de Almeida; Colégio Céu Azul, serão palco das disputas de Handebol, Queimado misto, Voleibol, Futsal e Basquete. Além disso, o Vôlei de Areia terá seu espaço no Arena 232.

Edvaldo Tacão, um dos organizadores do JOEG 2025 junto com o professor José Janailton, disse: “Uma ferramenta mais importante dentro da qualidade de vida e da saúde da população que é o esporte de forma saudável é o que a Prefeitura de Gravatá vem fomentando, através das suas diversas ações e muito mais forte através de onde está toda a formação, que é na escola. Isso faz com que a população fique mais saudável, praticando atividade física, enfim, os jogos reúnem diversas situações, como você saber ganhar, você saber perder e reunir todas as comunidades de todas as escolas, é um momento ímpar. Gravatá como sempre saindo na frente mais de 1500 alunos, mais de 20 modalidades, tanto individuais, como coletivas. Hoje, Gravatá tem uma estrutura muito forte de quadra, hoje com a quadra aqui do CAIC, uma potência de quadra, dizer é sempre um orgulho estar aqui em Gravatá eu sempre falo minha primeira e agora é minha cidade natal, cidade que eu amo e está fomentando o esporte que é o mais importante para esses jovens que é sair da ociosidade, praticando esportes e diminuir a violência”.
Para Joselma Melo, secretária de Educação de Gravatá, “é uma alegria muito grande para nós que fazemos parte da educação de toda a rede municipal e também das redes particulares e estaduais. É o momento onde nós unimos forças, todos nós estamos juntos com o mesmo objetivo, com o mesmo propósito, fazendo com que o aprendizado de nossos estudantes também seja efetuado nesses momentos esportivos que para nós o mais importante. Não é ele receber o troféu, mas o aprendizado e a alegria de estar competindo juntos”.
O prefeito Joselito Gomes marcou presença no evento, junto com a primeira-dama e secretária de Obras e Serviços Públicos de Gravatá, Viviane Facundes, parabenizou todos que vão participar do JOEG 2025. “E hoje aqui na quadra do CAIC realizamos a abertura oficial dos Jogos Escolares de Gravatá 2025 com a presença de escolas do município, escolas do Estado e escolas particulares. Em torno de 1.500 alunos e alunas estarão participando das várias modalidades do esporte. Esporte é educação, é saúde, é disciplina, inclusão e eu tenho certeza que cada atleta estará fazendo o seu melhor, seja na modalidade em grupo, seja na modalidade individual. E fazendo o seu melhor não existe outro caminho a não ser o resultado positivo para todos e todas. Eu parabenizo a Secretaria de Educação, na pessoa da secretária Joselma, as demais secretarias as escolas do estado de escolas particulares, todos os gestores professores, especialmente você aluno e aluna, atleta que estará participando e fazendo o seu melhor. Parabéns, sucesso e avante, porque os jogos nos esperam”.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Nilson Silva (SECOM)