Ao ver jovens realizando sonhos, a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Educação, fica feliz com essa conquista
A jovem gravataense, Aniely Maria Lima dos Santos, 17 anos, estudante do 6º período (3º ano do ensino médio) no IFPE Campus Caruaru entrou no Projeto Jovens Embaixadores, por meio do projeto “Nunca é tarde para se contar uma história”.
De acordo com Aniely, ela participou dos Jovens Embaixadores, usando o projeto do governo da Prefeitura de Gravatá, aplicado na escola Capitão José Primo, junto a professora Cristiane, que eram oferecidas aulas de reforço, português de escrita e leitura para três idosos do EJA, para que no encerramento desse projeto construíssem uma autobiografia.
Esse projeto abriu as portas, para que Aniely Maria, embarcasse em uma das maiores oportunidades para alunos de baixa renda para irem ao exterior. Em 2021 foram mais de 17 mil estudantes no Brasil e só 50 passaram nesse programa. Lá irão tratar de assuntos de empreendedorismo, STEM e outras áreas, focados no agrupamento de estudantes que ajudam a sua comunidade e o planeta baseando-se no seu desenvolvimento acadêmico e projetos de impacto social.
Aniely Maria, estudante, conta como se interessou em participar desse projeto, já que sempre teve um sonho de conhecer o exterior e estudar em outro país: “O Projeto Jovens embaixadores que é feito pela embaixada dos Estados Unidos e eu conheci esse projeto por meios de pesquisas, quando eu tinha 14 anos, e só agora tenho a idade de participar. Foi quando apliquei pela primeira vez e passei agora. Só três pessoas de Pernambuco passaram, e uma de Gravatá. Não tenho palavras pra descrever a minha felicidade nesse momento, ter a oportunidade de ajudar cada vez mais as pessoas da minha comunidade por meio dos meus projetos é incrível, mal posso esperar”.
Além disso, ela comenta como vai funcionar a logística do projeto: “A viagem é constituída de pelo menos seis voos, Vamos para Washington e de lá vamos realizar algumas visitas, a mais recente é ir para a Casa Branca da embaixada dos Estados Unidos. A partir de Washington a gente vai para outra cidade, ficar em uma casa, com uma host family e enquanto estivermos lá, teremos que fazer um projeto para apresentar no final do programa, em seguida, voltaremos para Washington e depois, o retorno para casa”.
A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Educação, fica feliz com a conquista da gravataense, Aniely Maria, e a parabeniza pela participação do projeto que resultou na realização de seu sonho.
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Filipe Vasconcelos (SECOM)