O Mestre Vitalino e Teatro Nerisvaldo Alves fizeram parte do roteiro que está inserido no projeto Unimorro que tem o intuito de ampliar o olhar e consciência das pessoas
Os jovens que são moradores da comunidade da Ilha das Cobras e Castro Alves, e que participam do Grupo de Apoio aos Meninos de Rua (GAMR) de Gravatá e da Fábrica de Cultura, viveram uma experiência diferente e ímpar, sábado (19), ao visitar o Morro Bom Jesus, o Mestre Vitalino e o Teatro Nerisvaldo Alves na cidade de Caruaru.
O passeio cultural teve o intuito de fazer com que estes jovens saiam de suas comunidades, possam observar o que acontece em outros morros e vivenciar outras experiências para adquirirem referências para a vida.
Vale destacar que é uma atividade inserida em um projeto financiado por uma instituição que o GAMR, através do edital público, consegue realizar. Dentro desse projeto está sendo desenvolvido um programa chamado Universidade do Morro (Unimorro), que selecionou 20 pessoas, entre eles adolescentes e jovens, que vão passar por uma jornada durante seis meses, chamada Jornada Unimorro.
Esta jornada contém três pilares: olhar o desenvolvimento do indivíduo, ele como sujeito; olhar dessa pessoa dentro da sociedade, no campo político social; e que esses jovens possam enxergar oportunidade de desenvolvimento de vida para eles.
É ofertado em parceria com a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer (SECTURCEL), a oportunidade de visitar alguns lugares que irão contribuir para ampliação do olhar e da consciência dessas pessoas.
Sara Normadine tem 13 anos, moradora da Ilha das Cobras, fala dessa experiência: “Estou achando muito legal essa experiência de conhecer outros lugares, de viver novas coisas e aprender bastante. Está sendo muito legal”.
De acordo com Edson Oliveira, diretor executivo do GAMR, é uma oportunidade ímpar para vivenciar outras experiências, conhecer outros lugares e pessoas. “A ideia hoje foi trazer os jovens do GAMR para conhecer outros espaços fora de Gravatá para perceberem a diferença de seus morros e outros morros, como o do Bom Jesus. Quero aproveitar para agradecer a Prefeitura de Gravatá começando pelo secretário Darita, o diretor de Turismo, Patrick Serapião, que articulou toda essa ação, e ao prefeito Joselito porque sem esse apoio a gente não conseguiria trabalhar do jeito que estamos trabalhando”.
O vice-prefeito e secretário da SECTUCEL, Júnior Darita, acompanhado do diretor de Turismo, Patrick Serapião, participou da visita junto aos jovens. “Essa é uma ação do GAMR que visa mostrar ao pessoal da comunidade do Alto do Cruzeiro e da Ilha das Cobras outras realidades e projetos que nós estamos tentando trazer para a requalificação do Cruzeiro e para o projeto Alto com Vida, na Ilha das Cobras, que já iniciou. É um projeto que visa a inclusão social, as oportunidades, e aperfeiçoamento das pessoas, como a gestão do Padre Joselito zela pelo compromisso com as pessoas, esse movimento tem tudo haver”, disse.
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Nilson Silva (SECOM)