Iniciativa visa a destinação correta de resíduos e a sustentabilidade no campo, com apoio da ADAGRO, da ARPAN e inPEV
A Prefeitura de Gravatá, por meio das Secretarias de Agricultura e Desenvolvimento Rural e de Indústria e Comércio, em parceria com a ARPAN (Associação dos Revendedores de Produtos Agropecuários do Nordeste), a ADAGRO (Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco) e o inPEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), anuncia a realização do Recebimento Itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos. O evento ocorrerá no dia 21 de novembro de 2025, no Pátio de Eventos/Quadra do Povo e dará aos produtores rurais da região a oportunidade de devolver suas embalagens vazias de agrotóxicos e resíduos de forma ambientalmente correta. Esta ação reforça o compromisso com a sustentabilidade e a segurança ambiental na agricultura local e assegura que os materiais sejam devidamente reciclados ou incinerados.
A logística reversa é um sistema consolidado que tem apresentado resultados significativos. Desde sua implementação em 1999, já foram evitadas mais de cinco mil toneladas de embalagens, com a incineração de 94% das embalagens devolvidas pelos agricultores. Em 2024, o sistema gerenciou mais de 75 mil toneladas de material, com uma contribuição de mais de 200 toneladas da região de Pernambuco e Paraíba. No Brasil, o sistema já recolheu mais de 55 milhões de hectares cultivados em embalagens vazias, por meio de uma rede robusta que inclui mais de cem centrais de recebimento e cinco mil distribuidores. O sucesso do programa se deve à participação ativa dos agricultores, que desempenham um papel crucial na proteção do meio ambiente e na promoção de uma agricultura mais responsável.
“Convidamos todos os agricultores de Gravatá e região a participar ativamente desta importante iniciativa. É uma oportunidade para juntos construirmos um futuro mais verde e próspero para nossa terra. A devolução correta das embalagens vazias de agrotóxicos é um gesto de responsabilidade com o meio ambiente e com as futuras gerações. Contamos com a colaboração de todos para fazermos um campo mais limpo e sustentável”, afirmou Josenildo Gomes, secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural.
Reportagem: Filipe Vasconcelos (SECOM)
Fotos: Nilson Silva (SECOM)