184 páginas contam a história da cidade e apresentam a cultura e a geografia do município que é destaque em Pernambuco
Tarde concorrida reuniu grandes nomes da cultura e intelectuais de Gravatá na quarta (02). O motivo foi o lançamento da 1ª edição do livro: “Gravatá Pernambuco, tu és bela e gentil, Valorização cultural, histórica e geográfica”, de Socorro Sobral, publicado pela Editora Trato.
O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Educação, com a presença de alunos e funcionários de escolas municipais, estaduais e particulares, além de grandes representações da sociedade gravataense, como a Academia de Letras e Artes de Gravatá (ALAG), Instituto Histórico, GAMR, SERC, Banda 15 de Novembro, AMA Gravatá, Biblioteca Pública, Casa da Cultura, Escoteiros e ODIP.
Entre as apresentações ilustres no evento, Mestre Ciel, Galeguinho de Gravatá, e o poeta e professor Edson Francisco e a filha dele, Maria Alice, abrilhantaram ainda mais o momento cultural.
Na mesa do evento, estavam presentes o prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, a chefe de gabinete, Liliane Costa, a secretária de Educação, Ninha Professora, o secretário de Comunicação Social e Imprensa, Rodolfo Lima, o secretário de Saúde, Anderson Oliveira, o secretário de Controle Urbano, Vital Medeiros, e o presidente da Comissão Permanente de Licitação, Victor Hugo de Menezes.
O livro, que tem 184 páginas, foi feito a muitas mãos, e será trabalhado nas escolas da cidade. Como forma de interação com o campo digital, é possível ter, por meio da leitura de QRCode a imagem em realidade aumentada, em 3D, da Igreja Matriz de Sant’Ana e acesso ao Hino de Gravatá, por exemplo.
Florisvaldo Pereira, presidente da Academia de Letras e Artes de Gravatá – ALAG, prestigiou o lançamento do livro histórico e aplaudiu a iniciativa da gestão municipal. “Material de primeira qualidade, o prefeito Joselito está de parabéns. Nós emplacamos seu nome, mas não sabíamos que iria se destacar tanto como administrador. Isso tem sido mostrado em sua administração e acredito que muitas coisas virão ainda para o bem-estar da população de Gravatá. É uma valorização da cidade, com seus personagens, o Hino de Gravatá, e a Academia de Letras e Artes de Gravatá está de braços abertos para acolhê-los”.
O professor José Edson Francisco, que também é poeta, participou da elaboração do livro. “Eu acho isso fantástico, como disse o prefeito no discurso dele. Tudo o que a gente fez e colocou nesse livro é fantástico, pois a gente foi resgatar a história. Todos os alunos vão ter acesso a pedacinhos da cultura, da arte, da cultura, da geografia, do humano, da cidade, dos prédios. Eu, como professor, fico muito feliz em ver que minha cidade, diferente de tantas outras, teve essa iniciativa e espero que chegue em outros lugares”.
Ninha Professora estava radiante com o lançamento de um instrumento importante para o conhecimento sobre a cidade. “Surgiu da necessidade que a gente tinha. Eu, como professora, tinha necessidade de ter um material que contasse a história do nosso município e que a gente pudesse levar isso para as pessoas. Começou a se pensar e através de várias mãos estamos lançando um trabalho de pesquisa de campo, conversa com vários artistas, historiadores, pessoas, para que a gente conheça a fundo a história do nosso município para a gente passar para as pessoas. A satisfação de estar hoje aqui é grande, fazendo o lançamento, porque sabemos que é a cultura que está sendo levada para os gravataenses. Isso mostra o compromisso que o governo do Prefeito Joselito Gomes tem com as pessoas, é uma satisfação ter essa parceria com ele e dele estar apoiando o que a gente tem de bom e quer levar para a população. Só felicidade hoje”.
O prefeito Joselito Gomes falou orgulhoso: “Estamos vivendo um momento muito especial. Essa produção servirá para consultar e ampliar o conhecimento sobre a querida Gravatá e sua história. Isso é muito importante para a população gravataense e quem deseja conhecer Gravatá. Eu parabenizo a Secretaria de Educação e de modo especial a equipe que por um tempo se debruçou fazendo todo o levantamento, organizando esse material para oferecer um trabalho de qualidade, porque nosso compromisso é com as pessoas”.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Nilson Silva (SECOM)