Lançamento do Pontão de Cultura Mestras e Mestres dos Saberes atraiu grande público e valorização da cultura viva

Tags: , , , , , , ,
Publicado em 03 de julho de 2025, por Mathilde Souza | Categoria: Cultura

O momento foi uma verdadeira aula sobre a importância da valorização das mestras e dos mestres da cultura tradicional e sobre a construção de redes de saberes que preservam a identidade dos povos

 

Na tarde da última quarta-feira (03), o Pontão de Cultura Mestras e Mestres dos Saberes foi oficialmente lançado, reunindo um grande público em uma celebração marcada por tradição, memória e resistência cultural no Museu de Cinema e Animação Lula Gonzaga – MUCA.

 

A abertura contou com a palestra “Cultura Viva”, ministrada por Pedro Vasconcellos, referência nacional na articulação de políticas públicas para a cultura. O momento foi uma verdadeira aula sobre a importância da valorização das mestras e dos mestres da cultura tradicional e sobre a construção de redes de saberes que preservam a identidade dos povos. 

 

Em seguida aconteceu as apresentações culturais emocionantes do Cavalo Marinho do Mestre Borges Luca (Lagoa de Itaenga), encantou o público com sua beleza cênica e musical, carregada de ancestralidade. Encerrando a noite em clima de celebração, Maurício Meneses e Banda Acalanto realizou um show envolvente que misturou ritmos nordestinos e poesia.

 

Esse lançamento foi realizado pela A Saga Audiovisual, contou com apoio da Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, e incentivo do Ministério da Cultura do Governo Federal, da Secretaria de Cultura do Governo do Estado  e da Política Nacional Aldir Blanc.

 

Pedro Vasconcellos, coordenador de cultura da Fundação Delfim Mendes da Silveira da UFPEL, destacou que:  “Estou muito feliz de estar aqui no MUCA do Lula Gonzaga, desse grande mestre da animação e da cultura popular de Pernambuco. Hoje é o lançamento do Pontão de Cultura Mestras e Mestres dos Saberes que foi selecionado agora no edital do Estado de Pernambuco com recursos da PNAB da política Aldir Blanc que é uma política do Ministério da Cultura do Governo Federal para garantir que alguns pontos de cultura faça um trabalho de articulação em rede. Então, o MUCA como é uma referência muito importante para a cultura popular em Pernambuco, no Brasil, o Lula é uma patrimônio vivo, é uma referência nessa área justamente o pontão vai trabalhar com os mestres, mestres da cultura popular e das tradições das culturas populares aqui do agreste pernambucano”. 

 

Já o coordenador da política estadual de cultura viva do Estado de Pernambuco, Edvaldo Júnior, enfatizou que:  “Esse lançamento desta iniciativa, que foi contemplada por meio de um edital do Governo do Estado de Pernambuco, um edital de pontões de cultura, para iniciar esse grande movimento de retomada das políticas de cultura viva no Estado de Pernambuco. O pontão que está sendo iniciado hoje, as atividades, ele vai cumprir um papel muito importante aqui no Agreste, porque vai dar suporte, vai dar apoio, vai congregar, reunir, mobilizar coletivos, grupos e entidades culturais que desenvolvem um papel muito importante em seu território. Então, para a gente é uma felicidade, enquanto Secretaria de Cultura, estar aqui apoiando, dando suporte para que essa iniciativa floresça, se potencialize e com essa potencialização a gente possa contagiar todo o Agreste nessa grande revolução cultural”. 

 

Por fim, Tiago Delácio que coordenador do Pontão Mestre dos Saberes, comentou que: “É um marco pra nós, eu acho que é um marco para cidade, porque o lançamento do Pontão de Cultura Mestras e Mestres dos Saberes aqui na Cidade de Gravatá faz uma orquestra muito importante para a cultura, uma organização de vários pontos e pontões de cultura, fazendo com que se articule mestras e mestres do agreste. A ideia é mapear, diagnosticar e entender as demandas desse público importante que gera preservação, memória, educação e cidadania. Sem dúvida nenhuma, esse lançamento vai fazer com que a gente amplie ainda mais o conhecimento dessa população tão importante da nossa cultura”.

 

Reportagem: Mathilde Souza

Fotos: Nilson Silva (SECOM) 


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS