Explanação aconteceu na sede do departamento com representantes da gestão e da sociedade civil
O Maio Amarelo, movimento criado em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, tem o claro intuito de, a partir da educação para o trânsito, gerar conscientização e, com isso, a diminuição de acidentes, que no Brasil mataram 626 mil pessoas nos últimos 20 anos. Por isso a Prefeitura de Gravatá, por meio do Departamento Municipal Gravataense de Trânsito e Transportes – DMGTTRANS, veste a camisa da campanha e leva conhecimentos aos alunos das Redes Municipal e Estadual de Educação.
A abertura da campanha de 2023 aconteceu na sede do departamento, na manhã da quarta (03), com a presença do prefeito Joselito Gomes, secretários e executivos municipais e representantes de outros órgãos e da sociedade civil. No momento, o diretor do DMGTTRANS, José Agostinho, falou sobre a atuação do órgão e de como a campanha Maio Amarelo surgiu e é trabalhada no município.
Logo após, Pedro Sales, assessor do departamento, apresentou a estrutura e o balanço de atuação da repartição. Na área de educação para o trânsito, foram realizadas em 2022 mais de 15 palestras em escolas municipais e estaduais; mais de 30 blitz educativas; participação no projeto Professor Amigo do Trânsito; o município foi campeão da XX Feira de Educação para o Trânsito; Circuito Esportivo Nós Somos o Trânsito; curso de direção defensiva para mototaxistas e motoentregadores; curso de mecânica básica para mulheres. Na fiscalização ostensiva o departamento realizou mais de 70 blitz; sete condutores alcoolizados foram retirados de circulação; mais de 60 veículos com irregularidades foram retirados de circulação; oito veículos roubados/furtados foram recuperados; mais de 8.200 autuações por infrações de trânsito foram aplicadas.
Além disso, na atuação geral, o departamento entregou mais de mais de 600 credenciais de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência; deu início ao processo de implantação da Zona Azul; realizou 55 intervenções de engenharia de trânsito; aderiu ao convênio Táxi Legal junto à CTTU/Recife; aderiu ao sistema multiagência junto à PRF; firmou convênio junto ao DER/PE para fiscalizar as rodovias estaduais do município; proporcionou curso de especialização para agentes de trânsito na Universidade Corporativa da PRF em Santa Catarina, curso que apenas cinco GCMs no Brasil fizeram; proporcionou cursos de primeiros-socorros, capacitação e reciclagem aos 73 agentes da GCM; adquiriu 15 dispositivos de autuação eletrônica; deu início ao processo de ingresso no Waze for Cities, da Google. Diante de todas essas ações, aliadas ao georreferenciamento implantado no mês de março do ano corrente, o número de acidentes de trânsito em Gravatá diminuiu aproximadamente 44% em um ano.
O diretor José Agostinho pondera que ”as ações educativas do DMGTTRANS não se resumem apenas ao mês de maio. Durante o ano inteiro trabalhamos com o intuito de educar os nossos condutores pra que tenhamos um trânsito mais seguro para todos. Nosso desejo não é multar, nós queremos educar. Infelizmente a multa existe para combater as infrações, mas trabalhamos para uma conscientização coletiva com o intuito de termos um trânsito melhor e mais seguro.”
Joselito Gomes destaca que ”um pedido constante da população sempre foi a organização do trânsito em Gravatá e os resultados que vimos hoje mostram que o trabalho está sendo feito da forma correta. Não quer dizer que está perfeito, muito ainda precisa e está sendo feito, mas hoje temos mais segurança e organização no trânsito. Que neste mês de maio possamos refletir sobre nosso papel no trânsito e como podemos ser agentes de vida ao trafegar. Continuaremos trabalhando pra que nosso trânsito esteja cada vez mais organizado e ordenado, porque nosso compromisso é com as pessoas.”
Reportagem: Filipe Vasconcelos
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM