As gestantes participaram de ações de conscientização em saúde mental materna
A manhã da quarta-feira (08), foi especial para as gestantes que são acompanhadas na USF Ricardo Valmir, e tiveram ensinamentos, brindes e pinturas gestacionais com a realização da Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria da Mulher.
A campanha Maio Furta-Cor é dedicada às ações de conscientização, incentivo ao cuidado e promoção da saúde mental materna. A iniciativa, realizada simultaneamente em todo o Brasil e em outros 17 países, têm ações voluntárias visando, ainda, estimular a construção de políticas públicas de saúde.
Mari Amorim, vendedora, é acompanhada pela USF e está grávida de gêmeos: “Me sinto privilegiada, porque moro nesse bairro há muito tempo e é o primeiro evento que participo sobre a saúde mental da grávida e estou gostando muito. E aqui no Posto eu não tenho o que falar, tive minhas duas primeiras gestações e essa a terceira, sou muito bem atendida”.
Aline Abreu, coordenadora da Saúde da Mulher, destaca: “Falar sobre a saúde mental materna que a gente comemora no mês de maio, mês que é comemorado o dia das mães e todo mês de maio estaremos falando sobre isso em todas as unidades de saúde do município. Hoje a gente está aqui no Ricardo Valmir trazendo essa fala e é um momento muito importante, onde a gente vai ter essa abordagem que muitas vezes não é enfatizada durante a gestação e onde a mulher pode ter vários problemas mentais, muitas dúvidas, medos e preocupações. Então, estaremos trazendo essa discussão não só hoje aqui, e sim durante todo o mês”.
Reportagem: Pedro Ferreira
Fotos: Nilson Silva (SECOM)