Encontro aconteceu na Escola Monsenhor José Elias de Almeida onde foi trabalhada a temática com uma palestra em parceria com diversas secretarias municipais e a participação do Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente – DPCA
Cerca de 80 estudantes de sete escolas municipais participaram da solenidade de abertura do Maio Laranja, realizado pela Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com as secretarias de Assistência Social e Juventude, de Saúde, da Mulher, COMDICA e Conselho Tutelar. A atividade aconteceu na Escola Municipal Monsenhor José Elias de Almeida (CAIC), e contou com a presença da equipe do Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente – DPCA.
Participaram da atividade, estudantes das escolas: da Serra, Centro de Formação do menor Carmem de Oliveira e Silva (ODIP), Maria das Neves, Amenayde Farias, Capitão José Primo, Cônego Eugênio Vilanova e Monsenhor José Elias de Almeida.
Myllena Aparecida, vice-presidente do Grêmio Estudantil da Escola Maria das Neves participou da atividade e comentou: *“Eu acho muito importante essa palestra para todos nós, principalmente para quem sofre abuso ou assédio diariamente. E quem tiver passando por isso, deve denunciar pelo disque 100, ou conversar com a família, com alguém que apoie. Precisamos combater e lutar pelos nossos direitos”.
“O mês de maio é o mês de combate à exploração sexual Em âmbito nacional, o Ministério da Justiça está promovendo a Operação Caminhos Seguros, que visa justamente combater esse tipo de crime. Nós do Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA) de Pernambuco, temos unidades no Recife, Jaboatão e Paulista. Além dos atendimentos, realizamos palestras preventivas e essa contribuição, as crianças são orientadas de como se prevenir e identificar quando estão sendo vítima de abuso sexual e o mais importante, ter coragem de chegar aos pais, conselho tutelar e professores e denunciar. Na maioria das vezes a criança se retrai, passa anos sofrendo abusos. Nosso trabalho hoje é orientar a denúncia, mas prevenir para esse crime não aconteça”, disse Geraldo da Costa, Delegado do Departamento Estadual da Criança e Adolescente (DECA).
Marivaldo Vilar é coordenador do Núcleo de Apoio aos Estudantes e Familiares – NAEF, e destaca a importância desse trabalho de orientação e prevenção. “Esse é o momento de abertura do maio laranja, esse movimento de combate à exploração e abuso sexual, e a educação com sua rede escolar aderiu com parceiros, Conselho Tutelar, COMDICA, demais secretarias para o combate, e não só aos alunos, mas também chegar às famílias, porque na maioria das vezes o abuso acontece na família, nas comunidades. Muitas vezes a criança não tem espaço, não tem coragem de denunciar, então a gente quer chegar próximo, com o apoio profissional, e dar esse acesso, encorajar os estudantes para se colocar, a sair desse sufoco”.
Reportagem: Pedro Ferreira
Fotos: Anderson Souza (SECOM)