Regularização fundiária, que já beneficiou cerca de 1.000 famílias gravataenses, agora irá beneficiar os novos cadastrados com o título de propriedade de suas residências
O Programa Moradia Legal, uma parceria da Prefeitura de Gravatá, do Governo de Pernambuco, do Governo Federal, da Secretaria de Patrimônio da União – SPU, do Tribunal de Justiça de Pernambuco – TJPE, da Corregedoria Geral de Pernambuco, da Associação Municipalista de Pernambuco – AMUPE, do Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco – Interpe, Companhia Estadual de Habitação e Obras – Cehab, da Pernambuco Participações e Investimentos – PerPart, da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, da Associação dos Registradores de Imóveis de Pernambuco – ARIPE e da Associação dos Notários e Registradores do Brasil – ANOREG já regularizou aproximadamente 1.000 imóveis residenciais na zona urbana e na zona rural do município, com a entrega, a essas famílias, do título de propriedade do lugar onde vivem, o que proporcionou a segurança de viverem em um local que podem chamar de “meu” de verdade, além de evitar altos custos legais para essa regularização.
Localidades como Loteamento Princesa de Gales, Loteamento Porta Florada, bairro Nossa Senhora da Conceição, bairro Morada do Sol, além dos distritos de Mandacaru e Uruçu-Mirim já contemplaram seus moradores, que agora têm, de fato, a propriedade sobre suas residências. Agora, com a nova etapa do programa, os cadastradores da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural realizam o registro de mais de 600 residências no Loteamento Cruzeiro II, nos arredores do Alto do Cruzeiro, cemitério Santo Amaro e Grupo de Apoio aos Meninos e Meninas – GAMM. O trabalho de campo começou na segunda (12), numa força-tarefa que busca realizar a catalogação no tempo mais breve possível para que essa etapa avance rapidamente.
Os moradores se sentem valorizados e felizes com essa oportunidade, que é uma prioridade da gestão do prefeito Joselito Gomes, como comemora o carpinteiro Arnaldo José, morador da Rua José Cândido do Amaral. “Isso é a melhor coisa que a gente poderia receber. Você poder morar numa casa sabendo que ela é sua e que ninguém pode tomar, é muito bom. Todos daqui do bairro estão muito felizes, pois essa ação da Prefeitura de Gravatá só chegou para nosso bem”, declarou.
Josenildo Gomes, secretário da pasta, destaca que “a gestão municipal do prefeito Joselito Gomes dá continuidade ao Programa Moradia Legal. Já entregamos mais de 1.000 títulos de propriedade, muitas famílias estão aliviadas por receberem esse documento, e agora estamos cadastrando mais de 600 famílias aqui no Loteamento Cruzeiro II, o que irá beneficiar os moradores locais com essa segurança de moradia.”
Reportagem: Filipe Vasconcelos (SECOM)
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)