A noite da quarta (09) foi marcada pela entrega de certificados para quem fez os cursos de garçom, camareiro, qualidade no atendimento ao turista, informações turísticas local e boas práticas na manipulação de alimentos
81 certificados foram entregues na noite da quarta (09), no auditório da Secretaria de Educação, para gravataenses que fizeram cursos do programa QualificaTUR, uma realização do Governo de Pernambuco e da EMPETUR, em parceria com o Senac Vitória de Santo Antão, e a Prefeitura de Gravatá, por meio das Secretarias Municipais de Indústria e Comércio e de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer de Gravatá.
Na mesa da solenidade, além do prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, o secretário de Indústria e Comércio, José Joaquim de Lemos, o diretor de Turismo de Gravatá, Patrick Serapião, o analista comercial do Senac Vitória de Santo Antão, Ricardo Carvalho, além de Indira Ferraz e Luciana Ferreira, que representaram a EMPETUR e o Governo de Pernambuco.
Érika Simone, dona de casa, não perdeu tempo e fez logo os cinco cursos oferecidos pelo projeto QualificaTUR. “Hoje em dia, cada vez mais que nós aprendemos mais é mais positivo em nossa vida. Você vai colocando em prática, vai sabendo de mais coisas e vai tendo boas experiências na vida. Imagina você fazer um curso desse pago, quanto seria? E tendo de graça você tem que pegar com unhas e dentes, fazer e terminar. A oportunidade apareceu e eu agarrei. Eu agradeço pela oportunidade não só para mim, mas todas as mulheres, jovens que participaram, que continuem, não desistam, quando tiver curso vá em frente. E agradeço a essa gestão”.
Luciana Ferreira vê Gravatá como referência no setor e garantiu que esta foi apenas a primeira etapa de cursos. “Gravatá está dentro desse eixo turístico, é um município muito rico nas belezas naturais, na culinária, pela região, pelo clima e é um município que está entrando nesse turismo de eventos a gente observa, até nos gestores municipais, das pessoas que estão aqui no município, a necessidade dessas qualificações. Então a EMPETUR está trazendo, através desse projeto, os cursos voltados para o turismo e principalmente essa cadeia do trade turístico e esses cursos vêm realmente para agregar no município. Então nesse primeiro momento do projeto foram cinco cursos, Gravatá está dentro dos 22 municípios que participaram e vai haver a segunda fase do projeto e Gravatá mais uma vez estará presente nele”.
O prefeito da cidade, Joselito Gomes, celebrou o interesse dos moradores em trabalhar com um dos setores que mais emprega em Gravatá. “Gravatá tem um potencial enorme e dia após dia nós vamos percebendo melhor quais são as necessidades, que tipo de mão de obra o município necessita. Nós estamos já perseguindo esse caminho de qualificação das pessoas, preparando elas para entrar no mercado de trabalho melhor, que vai se tornando cada vez mais exigente. Essa parceria entre a prefeitura, com o Governo do Estado, com o QualificaTUR do Senac é muito necessária, porque nós temos aqui uma rede hoteleira formidável, uma gastronomia excepcional, daí os cursos oferecidos vem trazer uma oportunidade enorme para que as pessoas estejam no seu trabalho, tendo sua renda de forma justa e dessa forma possa se manter e manter a sua família com mais dignidade e respeito”.
Além dos formandos, prestigiaram a solenidade autoridades do executivo municipal, o deputado estadual, João de Nadegi, e o vereador Robson Motos.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Nilson Silva (SECOM)