Ação beneficia público que precisa focar na prevenção ao câncer de mama, um dos que mais mata no Brasil
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que mais de 73 mil novos casos de câncer de mama sejam registrados até 2025 no Brasil, com uma taxa de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres, e que a doença cause 18 mil mortes.
Este dado só reforça a atenção e o cuidado que a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde, tem com as usuárias do SUS do município, ofertando exames de mamografia como forma de prevenir a doença.
Joselita Maria, diarista, 40 anos, moradora da Área Verde, foi uma das usuárias que esteve no Posto 1 na quinta (20), quando 100 mulheres puderam realizar o exame mamário. “Eu acho muito importante, porque a gente está tendo muitos casos de câncer de mama. Se todas as mulheres tivessem consciência como esse exame é importante, fariam sempre. No meu caso, eu tenho familiar que teve câncer de mama, mas graças a Deus fez o tratamento, fez cirurgia e se recuperou. Eu mesma estava ansiosa chegar à minha idade, toda vez que eu ia para ginecologista eu perguntava se eu poderia fazer, ela disse não, falava a idade certa e quando chegou eu fui para a minha área do postinho de saúde, pedi a ela solicitação e ela me encaminhou para cá e hoje eu estou aqui, graças a Deus. Para mim é uma honra, porque não é todo mundo que tem a prioridade de fazer e receber um positivo, dizer que está tudo ok, porque hoje em dia se a gente mulher soubesse como essa doença está se agravando, mama, útero, a gente se cuidava mais, então quanto mais rápido vim fazer esse exame, mais resultado melhor para você e para sua saúde, não é isso? Agradeço muito por esse exame, porque nem todos nós temos condições de fazer a maioria dos exames particular, então assim, é um ponto, é um apoio que eles dão a gente e sem falar que nós estamos falando de saúde, gente, vamos abrir o olho, porque essa doença, ela não é brinquedo, quem já teve, quem já passou por dores, sabe como essa doença é terrível”.
Marília Botelho, assistente social, 48 anos, moradora do bairro Maria Auxiliadora concorda com Joselita. “Eu acho que essa acessibilidade para as mulheres de Gravatá foi muito significante, por fazer na sua própria cidade e você sair daqui, para ir para outra cidade, como eu fui já várias vezes fazer no Instituto Pernambuco. E o prefeito dá a possibilidade da gente fazer aqui na nossa cidade, foi muito importante para a gente essa ajuda do gestor. E é importante a mulher se cuidar também, precisa fazer o autoexame todos os meses. Ela precisa fazer também as prevenções. Mulher precisa se cuidar. E a mamografia que a gente precisa mesmo, porque o índice de mulheres com câncer de mama é altíssimo, não só em Gravatá, em Pernambuco, mas em todo o país. Então precisamos quebrar o tabu e vim fazer porque aqui a gente já tem a acessibilidade do carro móvel com profissionais bastante capacitados para fazer esse exame, para a gente ter um respaldo melhor para a nossa vida longa”.
De acordo com Viviany Cavalcante, secretária de Saúde de Gravatá, “essas mulheres hoje vieram após procurarem as suas Unidades de Saúde. Através da Unidade de Saúde, a enfermeira faz um encaminhamento, a gente coloca no sistema pela Regulação e elas são contactadas para que venham no dia da marcação. E este é mais um dia do exame mamografia, que está acontecendo sistematicamente desde o ano passado, e quero ressaltar a importância desse exame para a saúde da mulher. Através dele, a gente consegue diagnosticar mais cedo possíveis cânceres de mama, que é um dos cânceres que mais mata no Brasil atualmente. Então esse cuidado que a gestão municipal tem com as mulheres é de extrema importância. A gente está sempre trazendo, está sempre buscando trazer exames de qualidade para a saúde da mulher e aí vão vir novos exames por aí. Aguardem que nós teremos uma ampliação da grade de exames dedicada à mulher em breve”.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)