Mais refeições nas mesas dos gravataenses com entrega da segunda Cozinha Comunitária

Tags: , , , , , ,
Publicado em 22 de abril de 2025, por Ana Paula Figueirêdo | Categoria: Cozinha Comunitária

Equipamento faz parte do Programa Bom Prato Pernambuco, uma articulação entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado e vai ofertar 200 refeições diárias

 

 

A parceria entre a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Juventude, e o Governo de Pernambuco entrega a Cozinha Comunitária Dom Bosco, que beneficiará a comunidade do Alpes Suíço, fortalecendo a segurança alimentar de forma digna e com cuidado especial à população mais vulnerável.

 

 

Este é o segundo equipamento desse tipo do município e a nova unidade integra o Programa Bom Prato Pernambuco, voltada à segurança alimentar de famílias em situação de vulnerabilidade social. Além de garantir refeições nutritivas e de qualidade, o projeto dá suporte técnico e estrutural para a operacionalização das cozinhas.

 

 

A Cozinha Comunitária Dom Bosco vai servir 200 refeições diárias e vai beneficiar famílias cadastradas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) do município, que são os equipamentos responsáveis por identificar e encaminhar os cidadãos que necessitam de complementação alimentar.

 

 

Raquel Lyra, governadora de Pernambuco, estava acompanhada da vice, Priscila Krause, e falou sobre o programa. “Muito feliz hoje de poder estar aqui em Gravatá, no meu agreste, para poder garantir matar fome de quem tem fome. Hoje a gente inaugura a cozinha comunitária de número 196, é a segunda aqui de Gravatá, aqui chama Dom Bosco em homenagem ao Dom que tanto representa para o mundo com a sua devoção, com seu cuidado com as pessoas e significa muito o que é o nosso governo. A gente está aqui para cuidar de gente. São mais de 12 milhões de refeições servidas. Hoje o prato é xerém com galinha e uma saladinha, mas o melhor de tudo é aquecer o coração das pessoas que não sabem o que vão comer na próxima refeição. 200 pessoas beneficiadas, mais de 400 pessoas que já estão sendo servidas pela outra cozinha comunitária”. 

 

Além da entrega da cozinha comunitária, a governadora disse ainda: “A gente tem trabalhado de mãos dadas com os prefeitos e prefeitas. Hoje, inclusive, a gente assinou um Termo de Cooperação com a prefeitura, onde o nosso time de servidores vai fazer trabalhos de capacitação, qualificação, treinamento para que as gestões possam ser mais eficientes, mais transparentes. E com tudo isso, podendo dar a nossa colaboração para fazer com os municípios possam também buscar fazer a sua parte. Aqui é uma colaboração, por exemplo, da cozinha comunitária. A gente passa um enxoval de 50 mil reais, então tem geladeira nova, tem panela nova, tem todos os apetrechos necessários para garantir a cozinha funcionando e por mês passamos 20 mil reais. Mas o melhor ainda está começando, o melhor que tem é que já já a gente vai poder iniciar obras de creche aqui na cidade. Já entregamos ônibus, melhoramos os valores de transporte escolar. Estamos fazendo a estrada, fizemos até Mandacaru e vamos completar até Uruçu-Mirim. Tudo isso dentro de um esforço muito grande para fazer com que as nossas cidades possam ser fortalecidas e o nosso povo possa ser mais feliz no seu chão”.

 

Joselito Gomes, prefeito de Gravatá, ressaltou o compromisso da gestão municipal com os moradores da cidade. “Mais uma cozinha comunitária para Gravatá significa dizer que estamos ampliando esse atendimento que já é feito em Gravatá, onde em torno de três mil refeições estão sendo servidas e com a segunda cozinha esse número será ampliado, mais pessoas estarão sendo atendidas. Uma boa refeição com os nutrientes necessários, um cardápio variado para que assim as pessoas tenham qualidade de vida também quando são bem alimentadas. Então, eu parabenizo o Governo do Estado na pessoa da governadora Raquel e toda sua equipe porque contempla Gravatá com esta Cozinha Comunitária Dom Bosco”.

 

 

 

Além da população, estavam presentes secretários municipais, entre eles a primeira-dama e secretária de Obras e Serviços Públicos, Viviane Facundes, secretários municipais, coordenadores e diretores de autarquias municipais, o prefeito de Passira, Severino Silvestre, assim como os representantes do Poder Legislativo de Gravatá, os vereadores Adeildo do Abacaxi, Antônio da Limeira, Gil de Uruçu-Mirim, Maria Vilar e Régis da Compesa.

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Anderson Souza e Ednaldo Lourenço (SECOM)

 

 

 

 

 

 


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS