Inauguração foi uma verdadeira confraternização entre gestão municipal e sociedade em mais um momento festivo que demonstra a valorização da cultura
A cidade de Gravatá teve uma noite memorável nesta quinta-feira (17), com a inauguração do mais novo equipamento turístico e cultural da cidade: o Vagão Museu Estação Gravatá.
Para celebrar o momento, que teve a presença do prefeito da cidade, Joselito Gomes, da primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, demais secretários municipais e executivos, trade turístico, produtores culturais, artistas, sociedade e imprensa, o Vagão Museu Estação Gravatá recebe a exposição fotográfica: “Pare, olhe, escute – Os caminhos do patrimônio ferroviário de Pernambuco”.
Na ocasião, houve também apresentação da Associação do Maracatu Sol Brilhante, Boi do Caruá e o pífano do Mestre Ciel, além do Grupo de Dança Wanderson José, com uma performance dos carteiros dos tempos antigos chegando na estação.
Fátima Vieira, artesã e presidente da Associação dos Artesãos de Gravatá, destacou que o próprio poder público teve interesse em melhorar o espaço com a revitalização do vagão. “Essa inauguração vai valorizar o artesão, aumentar o fluxo de turistas no espaço, o que vai melhorar muito as nossas vendas. Eles já vinham antes, imagine agora. É uma valorização por parte da gestão municipal e a gente não precisou correr atrás para isso”.
Rodrigo Dutra, proprietário do Rancho das Palmeiras e presidente da AGIT – Associação Gravataense de Incentivo ao Turismo, estava junto com o tesoureiro da instituição, Tarcísio Batista, prestigiando a inauguração. Para ele, será um divisor de águas para o turismo da cidade. “Nós realizamos o passeio saindo de toyota daqui de Gravatá, dos hotéis, condomínios, do Colégio Salesianas, e com esse trabalho que a prefeitura está fazendo, de desenvolver a estação com o museu itinerante, vamos fazer nosso ponto de embarque na Estação do Artesão. Então sábados, domingos e feriados o Rancho das Palmeiras vai fazer o passeio para a Rota das Cachoeiras embarcando daqui para movimentar a cultura, o artesanato de Gravatá. Turismo é cultura, compra, natureza, lazer, então tem vários equipamentos que a prefeitura está cuidando, com o secretário Marllon à frente, e que está tendo esse olhar de colocar Gravatá dentro dos turistas. A gente quer que eles saiam dos hotéis e condomínios e consumam a cidade”.
Marllon Lima, secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer de Gravatá, falou satisfeito: “mais um equipamento turístico está sendo entregue ao povo de Gravatá, uma estação que estava esquecida nas gestões passadas. O Vagão Museu Estação Gravatá vai continuar funcionando com os artesãos ocupando os dois grandes salões, mas o hall de entrada está funcionando um Centro de Informações Turísticas, aliado ao que já existe, revitalizamos um dos vagões, que vai funcionar como um museu de exposições itinerantes. Nessa primeira exposição conta toda a história da malha ferroviária de Pernambuco e a cada 60 dias vamos trocar as exposições. Vale frisar que hoje assinamos o termo de cessão e permissão de cooperação técnica para o Sol Brilhante, ou seja, aqui vai funcionar um centro cultural em que eles vão poder ensinar crianças a fazer instrumentos, ensinar aulas de maracatu, que era mais uma parte da cultura que era esquecida. É isso: o prefeito Joselito fomentando a cultura da nossa cidade, porque o compromisso é com as pessoas”.
O prefeito Joselito Gomes exaltou o momento turístico e cultural da cidade. “Um momento muito especial, na estação ferroviária, um espaço histórico, uma referência em nosso município e inaugurando essa exposição que conta a história desse patrimônio ferroviário em Pernambuco. Aqui temos o início de tudo, passo a passo e principalmente essa história que acontece também no município. O esforço que nossa gestão vem fazendo para que nossa cultura seja valorizada, divulgada, com aprovação da população e com certeza as pessoas estarão visitando, estarão aprovando, porque é dessa forma que a gestão trabalha, com compromisso com as pessoas”.
Os vereadores Nego Suíno e Régis da Compesa estiveram no evento de lançamento representando o poder legislativo de Gravatá.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Nilson Silva (SECOM)