Eles concorreram nas modalidades: desenhos para anos iniciais e poesia e cordel para anos finais
Na tarde da quarta-feira (15), estudantes da rede municipal de ensino estiveram no Gabinete do Prefeito para receber as medalhas e certificados referentes ao concurso: “O Rio que Queremos”, realizado pela Prefeitura de Gravatá, por meio da Agência de Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Educação.
Essas ações são referentes ao dia da Preservação e Conservação do Rio Ipojuca em Gravatá, celebrada em 09 de maio, que teve uma semana de tarefas, plantio de árvores nativas por meio dos estudantes e professores.
Para a modalidade desenhos, os estudantes que receberam a premiação foram:
1º lugar – Evandro Henrique dos Santos, Escola Municipal Intermediária D. Paulo Hipólito de Souza Liborio, Uruçu Mirim.
2º lugar – Joseane Maria de Melo, 5º ano, Escola Municipal José Batista de Melo, Avencas.
3º lugar – Victor Hugo Lacerda, 5ª ano, Escola Paulo Bezerra, Rotary.
Na modalidade Poesia e Cordel:
1º lugar – Camila Gabriela do Nascimento Santana, 9º ano, Escola Cônego Eugênio Vilanova.
2º lugar – Pedro Henrique da Silva Lima, 8º ano, Escola Cônego Eugênio Vilanova.
3º lugar – Estefanne Kaune Costa dos Santos, 7º ano, Centro de Formação do Menor Carmen de Oliveira e Silva – ODIP.
O Prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, fala do incentivo que o município de Gravatá proporciona aos estudantes: “Hoje alguns alunos da rede municipal de ensino receberam uma premiação porque participaram juntamente com a agência de Meio Ambiente do nosso município de um trabalho sobre o Rio que Queremos. O cuidado com o Meio Ambiente, cuidado com a vida, é a lógica do cuidado que precisamos diariamente praticar. E os alunos que foram premiados eles de fato apresentaram essa preocupação que todos nós devemos ter. A necessidade de uma mudança de mentalidade de postura porque todos nós precisamos cuidar bem da nossa morada comum para que tenhamos qualidade de vida e possamos continuar vivendo com dignidade e respeito. Parabenizo os que foram premiados e parabenizo todas pessoas que estão trilhando esse caminho de cuidar do Meio Ambiente e olhar para o nosso rio que já foi um rio onde as pessoas tranquilamente tomavam banho e hoje não é bem assim, mas no momento temos essa responsabilidade de corrigir de mudar toda essa situação”.
O Presidente da Agência de Meio Ambiente, Marconi Torres, destaca a preservação que Rio Ipojuca vem recebendo: “A preservação do Rio Ipojuca tem uma grande importância dentro do Estado de Pernambuco, o Rio Ipojuca corta 25 municípios, dentre eles 14 cidades e ele é muito importante para a economia desses municípios. Então, a gestão municipal, tem um compromisso muito grande com o Meio Ambiente, sempre cobrando da Agência, atividades relacionadas ao Meio Ambiente e aproveitando o dia municipal do Rio, foi feito uma semana de tarefas e trabalhos em ações envolvendo as escolas municipais e particulares, todas as nossas ações envolvem toda rede de ensino no município de Gravatá. Onde as crianças da rede municipal participaram de palestras e plantio no Parque Janelas para o Rio. Então, o Rio Ipojuca hoje é um rio muito poluído, mas a Prefeitura de Gravatá vem tratando desse rio com uma maneira especial para contribuir com sua melhoria”.
Reportagem: Pedro Ferreira
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)