Médicos e enfermeiros da Atenção Primária participam da Caravana do Diagnóstico Precoce do ICIA

Tags: ,
Publicado em 04 de abril de 2024, por Pedro Ferreira | Categoria: Destaque

Capacitação teve objetivo de enriquecer o conhecimento dos profissionais que atendem diariamente a população nas Unidades Básicas de Saúde da Família

A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde, realizou o treinamento do ICIA, para médicos e enfermeiros da Atenção Primária do município. A capacitação aconteceu nesta quinta-feira (04), no auditório da Secretaria de Saúde. Essa parceria com o município gera conhecimento e traz benefícios para a população. 

Os profissionais de saúde receberam a Caravana do Diagnóstico Precoce do ICIA, que é um projeto que tem como finalidade demonstrar a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, relatar a epidemiologia e exaltar capacitação dos profissionais da atenção primária para esse diagnóstico, já que essa atenção é a porta de entrada para futuros tratamentos. 

A metodologia parte das visitas realizadas disseminando informações sobre o câncer infantil, que possui sinais de alerta de difícil observação e podem ser facilmente confundidos com outros diagnósticos. As palestras e videoaulas ministradas nas caravanas visam evitar a fase avançada da doença.

Luana Lima, diretora de Atenção Primária, destaca a importância dessa capacitação:  “No dia de hoje estamos juntos com o pessoal do ICIA, promovendo uma capacitação para médicos e enfermeiros da atenção primária, fortalecendo os sinais de alerta e diagnóstico precoce do câncer infantil, visando garantir sempre uma assistência mais eficaz para os munícipes. Temos esse compromisso de sempre trabalhar temas relevantes com os nossos profissionais que estão diariamente recebendo as famílias nas unidades de saúde”.

 

 

Carmen Nascimento, assistente social ICIA, fala da parceria com o município: “Estivemos hoje aqui na Secretaria de Saúde do município de Gravatá, para trazer a caravana do diagnóstico precoce que tem como objetivo capacitar os profissionais da Atenção Básica a identificar pacientes, crianças e adolescentes com sinais e sintomas de câncer infanto juvenil. O dia foi muito proveitoso, capacitamos uma turma pela manhã e outra turma a tarde e foi brilhante. É um momento bem relevante porque o aprendizado vai trazer muitos benefícios para sociedade, crianças e adolescentes que são nossa geração futura”

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Reportagem: Pedro Ferreira

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS