Membros do Conselho Municipal de Cultura de Gravatá tomaram posse nesta terça (10)

Publicado em 01 de setembro de 2021, por Mathilde Souza | Categoria: Turismo

Conselho deliberativo, que teve a formação no 1o Fórum Municipal de Cultura de Gravatá, vai definir políticas públicas voltadas para a área nos próximos dois anos

Os membros e suplentes do Conselho Municipal de Cultura de Gravatá tomaram posse na noite desta terça-feira (10), no cenário ideal para a solenidade: o Mercado Cultural.

O objetivo do conselho é criar políticas públicas voltadas para a cultura gravataense e a portaria de posse foi publicada no dia 28 de julho deste ano, com o número 701/2021.

Após a posse, aconteceu a primeira reunião do conselho, quando foram definidos os primeiros pontos.

João Lídio Cintra é cantador repentista e um dos membros do conselho. Ele fala da expectativa das atividades. “Será uma luta grande, pois teremos que começar do zero. Esse conselho formado por pessoas que são ligadas diretamente com a cultura terá opinião de cada um, onde deve melhorar o que temos de bom já construído e o que podemos construir. Em todo lugar tem alguém mexendo com arte e Gravatá é um local que vive a cultura. Se aquele artista não for valorizado, ele ficará à míngua. A gestão acertou muito em querer unir forças pela cultura gravataense”.

Thamires Ferreira, é diretora de Cultura de Gravatá e é a atual vice-presidente do conselho. “Este conselho foi eleito para trabalhar nos próximos dois anos e já conseguimos algumas discussões hoje. Vamos trabalhar no Plano Municipal de Cultura daqui de Gravatá, que é o primeiro passo para começar as ações. A gente já está começando a fazer agenda cultural, alguns projetos de roteiros turísticos direcionados à cultura, em breve vocês vão ver ações reais na cultura, principalmente pelo conselho, que pela primeira vez foi escolhido através de eleição”.

Júnior Darita, vice-prefeito e secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer de Gravatá, “Estamos muito satisfeitos em concretizar o nosso Conselho de Cultura. Já temos o Conselho de Turismo, o Conselho de Esportes, e agora o Conselho de Cultura, um esforço da nossa diretora de Cultura, Thamires, e mais um compromisso de campanha. Em breve, vamos apresentar ações, estamos trabalhando em alguns projetos já, inclusive vamos levá-los ao Secretário Nacional de Cultura, em Brasília, EMBRATUR, Ministério do Turismo, enfim, estamos trabalhando, estruturando Gravatá para que a cultura realmente tenha a importância e o espaço que ela merece. Quando o prefeito, Padre Joselito, e eu andávamos pelas ruas, nós assumimos o compromisso com o segmento que iríamos administrar junto com o povo, junto com os conselhos. Portanto, está aqui a concretização de mais um compromisso de campanha”.

A próxima reunião do conselho ficou marcada para o próximo sábado, dia 14 de agosto.

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)