Boxistas e clientes puderam aferir pressão arterial, taxa de glicose e ter avaliação médica na manhã da terça (07)
O Mercado Público Gustavo Borba, mais conhecido como Mercado de Farinha de Gravatá, recebeu ação especial da Secretaria Municipal de Saúde na manhã da terça (07), com aferição de pressão arterial, exame importante no diagnóstico de hipertensão, e de glicemia, que detecta doenças como diabetes, além de orientação médica.
Antônio João de Melo é boxista no Mercado de Farinha e comercializa água mineral. Para ele, “é muito bom esse tipo de ação, porque a gente não se desloca para algum posto de saúde. Tendo aqui já é uma grande ação e a gente aproveita para acompanhar como está a situação. Já fiz uma vez que vieram aqui e a saúde estava boa. Agora quero fazer de novo para ver como é que está. Era bom que tivesse todo mês, era uma grande honra, era muito bom. Agradeço mesmo. Muito bom estar acompanhando a saúde dos pacientes desse jeito, agradeço mesmo”.
Gabriela Medeiros comercializa café da manhã e almoço no Mercado de Farinha de Gravatá. Ela falou sobre a facilidade que esse tipo de ação proporciona aos permissionários. “Muito boa essa ação, até porque sou diabética e tenho amigos boxistas também que são diabéticos, são hipertensos, cardíacos, e às vezes são duas vezes por mês que eles estão aqui. É bem excelente. A gente tem uma vida ocupada, aí não tem tempo de ir no postinho, nos PSFs. A gestão está de parabéns com essa ação aqui no mercado público”.
Ana Cristina Ferreira, dona de casa, é freguesa do mercado e aproveitou a oportunidade para ver como anda a saúde dela. “Eu estava passando, aí eu perguntei ao rapaz o que era e quando ele disse que era um pessoal da saúde que estava aferindo pressão e diabetes eu aproveitei. Eu sou diabética e eu acho que isso é muito importante, pois muita gente não sabe que tem. Você nunca sabe quando ela está alta, quando ela está baixa. Aí é muito importante isso”.
José Adeildo, conhecido como Irmão, é o diretor do Mercado de Farinha de Gravatá. Ele destacou a importância desse acompanhamento dos profissionais que trabalham no local e mantém a tradição do estabelecimento municipal. “Sempre nós solicitamos à Secretaria de Saúde para que venham aqui para aferir a pressão, ver como é que está a situação da saúde dos boxistas. Com essa ação agora algumas pessoas descobriram que estavam com problema de saúde, de pressão alta, ou com problema de diabetes. Nós ficamos agradecidos à prefeitura por ter feito esse trabalho aqui com toda a sua equipe por nos proteger com esse excelente trabalho”.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)