Parque Janelas para o Rio recebeu momento de debate e reflexão sobre o caminho da astronomia nas salas de aula e o futuro da ciência na vida da sociedade
A cidade de Gravatá está sediando o XXI Encontro de Astronomia do Nordeste – EANE e o evento está sendo uma oportunidade para o grande público e inscritos participarem de palestras, minicursos, e da Mesa de Diálogo que trouxe o tema: “Divulgação da Astronomia”, na noite da sexta (09), no Parque Janelas para o Rio.
O presidente da APA – Associação Paraibana de Astronomia, de João Pessoa, Marcelo Zurita, acredita que esse tipo de evento leva retorno positivo para a sociedade. “A gente está em um movimento, há alguns anos, de promover esses encontros nos interiores, que além de proporcionar uma experiência interessante para os participantes, ainda ajuda a divulgar a astronomia por todas as regiões do estado. É muito bom ajudar a trazer a astronomia aqui para Gravatá também. Espero que a Prefeitura dê a Gravatá o retorno esperado, porque a gente está sendo muito bem recebido aqui, a prefeitura está dando um apoio que é decisivo, importante para o evento, e com essa experiência que teremos aqui no parque a gente espera dar um pouco desse feedback para a sociedade e a população da cidade”.
A professora de Física da UFRN, Flávia Polati, foi uma das participantes da mesa. Ela considera que “é muito importante um evento promovido por um grupo de astronomia local, do Agreste, que tem promovido um evento para a comunidade local. É muito valioso, tanto no âmbito da educação, quanto na divulgação das ciências. Sou professora de física há mais de 15 anos e atualmente sou professora de física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde a gente trabalha com cursos de física, tanto formando novos professores, quanto novos pesquisadores. Ao longo desses anos venho trabalhando com a formação de professores e algumas temáticas como estudar e divulgar a astronomia nos Ensinos Fundamental e Médio”.
O secretário de Ciência e Tecnologia de Gravatá, Janael Martins, disse: “encerramos a parte de minicursos e palestras à tarde e estamos abrindo a roda de conversa, a exposição, teria a observação do céu, porém não poderemos fazer porque está encoberto, mas o EANE já é um sucesso, Gravatá já conseguiu registrar esse evento, a gente está trazendo eventos astronômicos para o calendário, estamos fechando uma mesa redonda junto com o Ciência na Praça, que é um evento mensal da Prefeitura de Gravatá, e estamos fazendo junto com o EANE, e no sábado (10) estamos encerrando com a escolha da próxima cidade onde vai ser o EANE e fazendo o encerramento do Encontro de Astronomia do Nordeste”.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Nilson Silva (SECOM)