Cada apresentação incluiu a concepção de uma empresa, acompanhada de um plano de negócios detalhado e uma mini amostra prática, demonstrando o alto nível de aprendizado adquirido durante o curso
Na noite de terça-feira (17), a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio e da Sala do Empreendedor, junto ao o Fecomércio, em parceria com o SENAC, SEBRAE e o Crediamigo do Banco do Nordeste, realizou o encerramento do Curso de Formação Empreendedora (FORME). Durante mais de 30 dias, microempreendedores individuais (MEIs) e empresários do comércio local participaram de uma jornada intensa de aprendizado e capacitação, conduzida pelos instrutores Anna Lira e Gustavo Gudu.
O curso teve como objetivo principal preparar os participantes para empreender de maneira estruturada, fornecendo conhecimentos teóricos e práticos sobre gestão, inovação e planejamento estratégico. No último dia de atividades, os empreendedores apresentaram projetos criativos à banca avaliadora formada pelo Secretário de Indústria e Comércio, José Joaquim de Lemos, pelo executivo Josias Teles, pela representante do Fecomércio, Roseli Oliveira, pelo representante do SENAC, Ricardo Carvalho, e pelos representantes do CrediAmigo, do Banco do Nordeste, Atan Lima e Bruno França.
Cada apresentação incluiu a concepção de uma empresa, acompanhada de um plano de negócios detalhado e uma mini amostra prática, demonstrando o alto nível de aprendizado adquirido durante o curso. Os avaliadores elogiaram a qualidade dos projetos e destacaram a capacidade dos participantes de transformar ideias em negócios viáveis.
Jackson Félix, empreendedor, participante do curso, comentou que: “Antes de falar do Forme a gente tem que falar do disforme. Acho que o grande significado do curso é esse, ele desconstruiu muita coisa principalmente a parte comportamental que a gente tem que fazer e não fazer para ter sucesso. Isso foi um grande divisor de águas até para quem já empreendia como eu no caso e ressignificou muita coisa”.
Jessica Larissa, estudante, tem apenas 16 anos e participou do curso. Ela relatou que: “A Forme foi muito importante pra mim porque foi quando eu estava precisando de uma aprendizagem ainda maior para minha empresa que eu estava querendo ampliar e aqui me proporcionaram muita coisa”.
Roseli Oliveira, representante do Instituto Fecomércio, comentou que: “A gente trabalha todo plano de negócio com as características empreendedoras e auto estima. Esse curso ainda está em todo estado de Pernambuco e é muito relevante em Gravatá porque sempre abrem portas e aqui na Sala do Empreendedor a gente teve muito sucesso e retorno”.
José Joaquim de Lemos, secretário de Indústria e Comércio, incentivou bastante os participantes do curso e destacou que: “Muito importante esse curso que finalizou hoje, foram 33 dias e vimos a satisfação e dedicação das pessoas que participaram, foi uma aprendizagem muito grande. Então, é importante porque criamos condições de trabalho para as pessoas, vamos ensinar as pessoas a fazerem seus produtos, a vender e a comercializar”.
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)