Prefeitura de Gravatá por meio da Secretaria de Saúde disponibiliza a vacina nas unidades de saúde e Posto I
A partir desta terça-feira, 1º de julho, o reforço da vacina contra meningite para crianças de 12 meses passa a ser feito com a meningocócica ACWY no Sistema Único de Saúde (SUS). A mudança amplia a proteção contra a doença, já que a vacina cobre os sorogrupos ACWY da bactéria causadora da meningite.
Até então, o esquema vacinal incluía duas doses da vacina meningocócica C, aplicadas aos três e cinco meses, com reforço também do tipo C aos 12 meses. Com a nova medida do Ministério da Saúde, esse reforço será substituído pela vacina ACWY, que oferece proteção mais ampla.
A ampliação da cobertura vacinal faz parte das Diretrizes para o Enfrentamento das Meningites até 2030, lançadas pelo Ministério da Saúde em parceria com instituições nacionais e internacionais, alinhadas às metas da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Em Gravatá, a Secretaria de Saúde reforça que a nova vacina garante ainda mais proteção para as crianças e já está disponível em todas as Unidades de Saúde da Família do município e no Posto I.
Vale lembrar que crianças que já completaram o esquema vacinal com a meningocócica C, incluindo a dose de reforço, não precisam receber a nova vacina neste momento. Já aquelas que ainda não tomaram a dose de reforço aos 12 meses poderão receber a ACWY normalmente. E ao completar a idade entre 11 e 14 anos, a criança receberá mais uma dose de reforço com a vacina Meningocócica ACWY.
Reportagem: Mathilde Souza