Iniciativa foi conjunta com sua coordenação e também em parceria com o grupo Anjos da Estação
Em muitas cidades ao redor do mundo, animais de rua enfrentam uma série de desafios diários, desde encontrar comida até evitar acidentes de trânsito. No entanto, uma inovação simples está ajudando a melhorar a segurança desses animais: as coleiras refletivas.
As coleiras refletivas, inicialmente desenvolvidas para cães e gatos domésticos, estão se tornando cada vez mais populares entre os defensores dos animais de rua. Feitas com materiais refletivos, essas coleiras tornam os animais mais visíveis à noite, reduzindo assim o risco de serem atropelados por veículos.
Diante disso, Breno Spíndola, Mister Tenn Gravatá CNB 2024 resolveu desenvolver essa ideia no município de Gravatá. Ele conta um pouco dessa iniciativa: “Iniciativa do projeto veio através de uma conversa entre eu, meu coordenador Wanderson José e Lucianna Souza. Nós queríamos fazer um projeto social que a gente mesmo conseguisse produzir e comprar os materiais. Desta maneira, com o projeto pronto, decidi entrar em contato com a protetora de animais, Mônica, que faz parte do grupo dos Anjos da Estação e colocamos em prática. As coleiras refletivas para os cães de ruas foi algo que a gente entrou em um consenso, viu que era fácil de se fazer e conseguimos interagir com os animais, que conseguiríamos colocar as coleiras e ajudar a cidade”.
Com isso, a garantia da segurança dos animais, com essa coleira, que reflete com os faróis e evitam atropelamentos. Um pedido à população é que não removam as coleiras desses animais que vivem nas ruas.
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: colaboração de Arthur Sávyo