Moradores de Uruçu-Mirim têm reunião sobre Orçamento Participativo de Gravatá

Publicado em 18 de agosto de 2021, por Ana Paula Figueirêdo | Categoria: Planejamento e Orçamento

Encontro também apresentou o trabalho realizado pela Defesa Civil e convocou moradores a unirem forças na doação de tempo pelo próximo

A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Planejamento e Orçamento, está ouvindo a população através de consultas para produzir o Plano Plurianual (PPA), plano de ação que será implantado na cidade ao longo dos próximos três anos pelo Orçamento Participativo do município.

Pensando neste trabalho, os moradores de Uruçu-Mirim participaram de reunião, na Escola Municipal Dom Paulo Hipólito de Souza Libório, para definir as prioridades do distrito a serem colocadas no plano diretor.

Além dos moradores de Uruçu-Mirim, participaram do encontro o secretário de Planejamento e Orçamento de Gravatá, Vital Medeiros, o administrador distrital, José Edson, e o vereador Neném de Uruçu.

Na ocasião, o coordenador de Defesa Civil de Gravatá, Elizeu Vieira, ministrou a palestra “Defesa Civil, direito e responsabilidade de todos” e falou sobre o encontro.

“Esse encontro em Uruçu-Mirim teve o mesmo objetivo do 1o simpósio, que é atender a comunidade e levar o conhecimento acerca da Defesa Civil nos bairros e distritos. Tem outro foco que é a criação dos Núcleos de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC). Depois da palestra, a gente fez essa consulta com a comunidade e já foram escolhidos quatro integrantes. Isso é uma coisa muito nova para a população, por isso ela está se inteirando agora, porque nunca houve essa discussão sobre a Defesa Civil no município. Isso está de acordo com a Lei 12.608, de 2012, em que a instituição é formada pelas instâncias federal, estadual, municipal e sociedade civil. A nossa intenção é fazer com que a sociedade conheça a defesa Civil e participe dela. Os nomes indicados para o NUPDEC de Uruçu-Mirim, foram: Dilia Fonseca; José Édson; Victor Felype e Manuel Loranço”.

De acordo com Vital Medeiros, “a Defesa Civil de Gravatá está montando equipes de apoio nas comunidades e por isso Elizeu Vieira apresentou a concepção, o funcionamento e atribuições da instituição e eu aproveitei para passar esse trabalho que estamos fazendo de consulta com a população sobre o Orçamento Participativo (OP) e o Plano Plurianual (PPA). Foi uma oportunidade muito boa, as pessoas gostaram de saber como funciona a Defesa Civil e de saber que podem apresentar propostas para o OP, principalmente através de organizações que estão sendo valorizadas”.

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo