Mulheres com fibromialgia recebem atenção especial da Prefeitura de Gravatá

Tags: , , , ,
Publicado em 23 de maio de 2023, por Ana Paula Figueirêdo | Categoria: Destaque

Secretaria da Mulher proporcionou momento de conhecimento e de troca de experiências sobre a síndrome

Acolhimento. Esta é uma das palavras mais lembradas pelas mulheres que precisaram ou precisam do apoio da Prefeitura de Gravatá.

Por meio da Secretaria Municipal da Mulher, é possível ter acompanhamento em áreas específicas para esse público e, na sexta (19), foi promovida uma roda de conversa para falar sobre fibromialgia, em alusão ao Dia Nacional de Conscientização sobre Fibromialgia, lembrado todo dia 12 de maio, por meio da Lei Federal 14.233, de 03 de novembro de 2021.

Muitas mulheres sofrem com a doença e foi pensando nelas que a Prefeitura de Gravatá convidou a policial aposentada, Sandra Melo, que é terapeuta comportamental e instrutora de yoga, para conversar sobre o assunto. “Nós conversamos sobre o que é a doença, quais são os sintomas, consequências, qual médico devemos procurar, a lei que acoberta os direitos dos portadores de fibromialgia, o que é possível fazer para melhorar a qualidade de vida de quem convive com a doença e a questão de diferenciar a fibromialgia de outras doenças reumáticas. Foi uma tarde bastante proveitosa e espero ter mais momentos como esse, descontraído, e que falou sobre a importância de conscientizar as pessoas que têm ou não a doença, que não tem cura, uma enfermidade que afeta o sistema locomotor da pessoa, incluindo ligamentos, tendões e cérebro, com muitos sintomas. As meninas gostaram muito e espero voltar mais vezes para ajudar mais pessoas”.

A secretária da Mulher, Ester Gomes (blusa preta e creme), considerou que “mais uma atividade promovida pela nossa secretaria e nesse encontro tivemos uma roda de diálogo que foi facilitada por Sandra, uma pessoa que convive com a fibromialgia. Em contato anterior, ficou acordado que teríamos esse momento voltado para mulheres que também convivem com a doença, de forma que foi uma tarde muito produtiva, em que as informações foram repassadas, houve troca de relatos, de experiências das pessoas que também convivem com a doença. Foi possível falarmos sobre a questão da legislação, do direito da pessoa que vive com fibromialgia e esse foi o primeiro de muitos encontros que teremos. O município de Gravatá já tem avançado. Contamos com a Secretaria  Municipal de Saúde que já dispõe de pessoal técnico e médicos preparados na área de reumatologia, no suporte ao diagnóstico e laudos necessários à pessoa que vive com fibromialgia em nosso município. Também buscaremos parceria com o legislativo, considerando a existência de legislações a nível estadual e nacional. Dessa forma, julgamos importante promover o caminho do diálogo em busca de cobertura legal, em âmbito municipal, considerando que é uma realidade dura para uma parcela considerável da população, principalmente feminina”.

Fibromialgia – De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a síndrome da fibromialgia (FM) é uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. Junto com a dor, a fibromialgia cursa com sintomas de fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada) e outros sintomas como alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais. Uma característica da pessoa com FM é a grande sensibilidade ao toque e à compressão da musculatura pelo examinador ou por outras pessoas. Mais informações podem ser adquiridas na página: https://www.reumatologia.org.br .

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Anderson Souza (SECOM)