Mulheres concluem cursos de extensão de cílios, licor artesanal e limpeza de pele em Gravatá

Tags: , , , , ,
Publicado em 22 de maio de 2025, por Ana Paula Figueirêdo | Categoria: Destaque

Capacitações foram realizadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Mulher

 

 

As mulheres de Gravatá tiveram três dias de aprendizado com os cursos de licor artesanal, limpeza de pele e o 2º módulo do curso de extensão de cílios, com a culminância na tarde da quarta (21), uma realização da Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria da Mulher.

 

 

Ana Cláudia, dona de casa, foi uma das mulheres que participou do curso de limpeza de pele. “Achei muito interessante, bem aproveitável, dá pra fazer um lucro. Achei maravilhoso, fiz o curso de limpeza de pele e aprendi coisas que eu não sabia. A forma de usar o sabonete, a esfoliação da pele, que não é da forma que muita gente pensa. Tem uma forma mais específica. Estou agradecida por esse curso e dá pra aproveitar bem. Pretendo fazer outros cursos, pois essa foi a primeira vez que eu vim e achei maravilhoso”. 

 

Maria do Nascimento, autônoma, estava radiante com essa realização. “Uma oportunidade maravilhosa que eu esperei há muito tempo. Eu já trabalho com licores desde 2023. Aí eu comecei fazendo só para a família e agora já estou vendendo. E eu queria me especializar. Então, esse curso estava esperando e chegou. E eu estou imensamente feliz, grata, grata, grata. E o professor nota 10, maravilhoso. Então, o aprendizado foi assim, nada do que eu sabia uma parte, mas não é assim o que eu sabia tanto. Eu só tenho a agregar agora mais, mais, mais. Coisas que eu fazia antes no meu dia a dia, trabalhando com os licores, que eu estava me excedendo na fruta, de tempo, através do curso desse aprendizado com o professor eu já posso fazer, engarrafar, botar para maturação hoje e amanhã já retirar e ter o licor pronto. Meu sorriso, a alegria eu estou  agradecida demais, sou imensamente grata tanto à Secretaria quanto ao Instituto Saberes por trazer esse curso maravilhoso para a nossa cidade”.

 

De acordo com a secretária da Mulher, Ester Gomes, “o papel da Secretaria da Mulher é de estar fomentando oportunidades, porque a ideia é que através dos cursos essas mulheres já circulem aqui nas atividades da cidade. Além delas, também tem outras mulheres que na maioria das vezes são chamadas por elas mesmas, pelas que já participam. Muitas dessas mulheres também são as que ficam no Tardes no Polo, que a gente já tem esse espaço garantido, em que a gente oportuniza as mulheres com artigos que elas fazem e que é muito fruto dos cursos. Então é muito nessa ideia de dar a oportunidade delas participarem, mas numa perspectiva de empreenderem, de buscar de fato fazer isso um meio rentável. É o papel da Secretaria nesse lugar do programa Girândolas, que é esse programa de fomento à qualificação profissional, e que a gente busca, através, mais uma vez, do Instituto Saberes, a promoção desses cursos. O Instituto Saberes tem um foco muito aqui na cidade e o Senar, que é outro parceiro que faz muito com foco nos distritos. Então esses cursos têm essa finalidade, promover o aprendizado, capacitar mulheres em nichos que tem muito a ver com Gravatá, porque o mercado, por exemplo, da estética é muito amplo, e aí atende a questão da limpeza de pele, atende a essa questão do curso de extensão de cílios, dentre outros. E gastronomia, que é essa pegada com os licores”.

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

 


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS